Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/3902
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Fabia Roseane Almeida da-
dc.date.accessioned2024-06-05T19:38:14Z-
dc.date.available2024-06-05T19:38:14Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11690/3902-
dc.description.abstractEste é um trabalho de Mestrado em Memória Social e Bens Culturais e sua linha de pesquisa é Memória e Linguagens Culturais. Possui como tema: Memórias de Práticas de Gestão Escolar por meio do sistema de metas nos Anos Finais das Escolas Municipais de Esteio-RS. Objetiva analisar a gestão escolar, tendo como ferramenta de desempenho um sistema de metas utilizado por todas as unidades escolares da Rede Municipal de Esteio, monitorando as práticas de gestão em duas escolas, e buscando evidenciar a influência de metas e ações nos resultados de aprendizagem. Nesse estudo, a problematização consiste na seguinte indagação: “Como a memória social pode auxiliar na implementação efetiva de uma gestão por metas para melhorar os processos de gestão educacional?” Buscou-se aportes teóricos em Halbwachs (2003), Luck (2007; 2009; 2010), Libâneo (2007; 2013) e Nóvoa (2007; 2015) para conceitos de memória, educação e gestão. A metodologia utilizada para realização da pesquisa foi estudo de caso, além da observação sistemática e participante. Com os dados obtidos, fizemos uma análise comparativa para a verificação das relações entre duas escolas da Rede Municipal e suas variáveis, a fim de corroborar ou não com a ideia principal, em que gerir a instituição escolar por meio de aplicação de metas favorece um melhor desempenho dos estudantes. Os dados mostraram que a gestão por metas tem melhor desempenho e se distingue pela participação de todos os segmentos da comunidade, melhor controle dos processos e mais transparência de dados entre os atores escolares. Ambas as escolas pesquisadas tiveram desempenhos positivos e crescimento nos dados de frequência e proficiência na figura dos gestores que envolveram todos os segmentos na execução de metas e objetivos. Conclui-se que os fatores internos das escolas desempenham papel importante e confirmam a relação existente entre o papel do gestor e o desempenho da escola.pt_BR
dc.publisherUniversidade La Sallept_BR
dc.subjectGestão escolarpt_BR
dc.subjectMetaspt_BR
dc.subjectDesempenhopt_BR
dc.subjectMemória socialpt_BR
dc.subjectEsteio, RSpt_BR
dc.titleMemórias de práticas de gestão escolar por meio do sistema de metas nos anos finais das escolas municipais de esteio-rspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisorRosa, Lúcia Regina Lucas da-
dc.contributor.advisor2Bortolaso, Ingridi Vargas-
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGMSBC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação Fábia atual (1).pdf2,49 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.