Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/3903
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dc.contributor.authorLopes, Arilda Araújo-
dc.date.accessioned2024-06-05T19:51:18Z-
dc.date.available2024-06-05T19:51:18Z-
dc.date.issued2024-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11690/3903-
dc.description.abstractEsta pesquisa surge do desconforto que causam as (não) ações referentes à implantação da Lei no 10.639 de 09 de janeiro de 2003 (BRASIL, 2003) nas escolas, por que, recentemente, completou 21 anos. Tem como problema de pesquisa a seguinte questão: como construir uma memória de livros afrocentrados como reconhecimento de identidade cultural? O objetivo geral é analisar como é tratada e apresentada a cultura afro-brasileira nas instituições a partir do estudo da literatura afrocentrada. Este trabalho tem relevância social a partir do momento em que se percebe, ao iniciar a caminhada investigativa, que atualmente pouco se fala em cultura afro-brasileira no contexto educacional estudado. Assim, a metodologia escolhida para se chegar aos objetivos propostos é de abordagem qualitativa, por meio da análise de livros didáticos de História do 3° ano do ensino fundamental e nos livros literários afrocentrados de uma biblioteca, articulando-a a bases teóricas da memória social, da cultura afro-brasileira e da educação. Para analisar as obras foram criadas as seguintes categorias: Memórias subterrâneas, Estereótipos e fetichismo, Cultura negro africana, Consciência histórica, Representação positiva e Pistas para discussão. Percebe-se que a cultura afro-brasileira é mencionada nos livros didáticos analisados de maneira superficial e estereotipada como nas imagens e na escrita, ainda que depois de tantas leis regulamentadas esses estereótipos ainda se mantêm em pleno século XXI. O trabalho deixa uma perspectiva de continuação dos estudos sobre as relações étnico-raciais tão importantes para o campo educacional. Ao realizar essas problematizações, esta pesquisa visou encontrar alternativas que possibilitem mais conhecimento e reflexão por meio dos cards educativos com sugestão de outras obras literárias afrocentradas infantis, para que tanto os professores como os alunos entendam a importância de trabalhar tais obras dentro de sala de aula.pt_BR
dc.publisherUniversidade La Sallept_BR
dc.subjectLiteratura infantil afrocentradapt_BR
dc.subjectCultura afro-brasileirapt_BR
dc.subjectIdentidadept_BR
dc.subjectMemória RSpt_BR
dc.titleA contribuição da literatura na construção de memória e identidade da cultura afro-brasileirapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisorRosa, Lúcia Regina Lucas da-
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