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dc.contributor.authorGabriel, Naidi Carmen-
dc.date.accessioned2024-06-12T17:03:14Z-
dc.date.available2024-06-12T17:03:14Z-
dc.date.issued2024-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11690/3920-
dc.description.abstractEsta tese insere-se na linha de pesquisa Culturas, Linguagens e Tecnologias na Educação, do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade La Salle, Canoas, RS. Seu objetivo é compreender como os docentes em ação configuram o espaço de aprendizagem em rede, para a construção de sentidos e atribuição de significados. Apresenta a abordagem exploratória, de natureza qualitativa, política- epistemológica-metodológica inspirada na pesquisa nos/dos/com os cotidianos, caracterizada por Alves et al (2019). A ação docente é entendida como processo de múltiplos contextos incluindo o cotidiano das praticantespensantes da escola. Com Azevedo (2001) assumimos o compromisso da tessitura do conhecimento em redes realizadas com movimentos de pesquisa, mobilizados durante a convivência no projeto de extensão: “#Construindo TEIAs - Tecnologia, Educação, Inovação e Aprendizagens”. O projeto foi desenvolvido no IFSC - Câmpus Xanxerê (SC), em momentos dialógicos, interativos e reflexivos. Durante o giro hermenêutico, utilizamos a metáfora dos ventos que movem moinhos e, com isso, exploramos três formas de ventos: AS DIALÓGICAS, em que caracterizamos o linguajear como modo de operar nas convivências e que esse processo está inevitavelmente entrelaçado com o emocionar. AS ALTERIDADES, em que exploramos a necessidade de reconhecer e acolher as diferenças para identificar os significados atribuídos e sentidos construídos. E AS APRENDIZAGENS EM REDE, onde demonstramos que a aprendizagem em rede pressupõe que os praticantespensantes constroem conhecimento quando se enredam a outros fios, presentes nas redes de saberes de cada um. Assim, os praticantespensantes tecem redes a partir de todos os modos como habitamos no mundo. As “Considerações nem tão finais! Intermediárias e provisórias?” destacam o caráter transformador do processo de doutoramento. Evidenciam as perturbações como elemento determinado por cada praticantespensantes, a partir das histórias de interações estruturais, e identificam que a construção do conhecimento está enredada a outros fios. Assim, configura-se o espaço de aprendizagem em rede.pt_BR
dc.publisherUniversidade La Sallept_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectAção docentept_BR
dc.subjectEspaço de aprendizagempt_BR
dc.subjectSentidos e significadospt_BR
dc.titleAs interações em espaço de aprendizagem em rede: construindo sentidos e significados com os @docentes em açãopt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.advisorBackes, Luciana-
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