Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/3928
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dc.contributor.authorScarsanella, Andréa Pereira Candido-
dc.date.accessioned2024-06-26T00:02:16Z-
dc.date.available2024-06-26T00:02:16Z-
dc.date.issued2024-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11690/3928-
dc.description.abstractA dissertação está vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Bens Culturais, à Linha de Pesquisa Memória e Linguagens Culturais e faz parte do Núcleo de Estudos sobre Tecnologias na Educação (NETE/CNPq), sendo de natureza qualitativa e exploratória, partindo de bases hermenêuticas aproximadas a um estudo de caso. Adotamos a abordagem hermenêutica para a revisão de literatura, no sentido de analisarmos as produções científicas voltadas à Educação de Jovens e adultos (EJA), bem como para a compreensão de pertencimento dos estudantes nesta modalidade de ensino. Dessa forma, vislumbramos o fortalecimento das relações e o reconhecimento de experiências com o outro por meio da abertura ao diálogo e à tradição, tendo o horizonte de interpretação da realidade como referência. Apresentamos o seguinte fio condutor à problemática investigada: Por quais razões os estudantes da EJA interrompem seus estudos, e como essas experiências se relacionam com suas memórias e histórias de vida durante esse percurso formativo, considerando especialmente os aspectos de pertencimento e reconhecimento social? O objetivo geral do trabalho consiste em mapear as principais tendências acerca da evasão na EJA em estudos brasileiros, no período de 2018 até 2022, buscando estabelecer relações com as memórias e histórias da evasão de um grupo específico da EJA, do Centro de Educação de Jovens e Adultos (CEJA), de Araranguá, SC. Dentre os objetivos específicos elencados: diagnosticar os principais motivos que levaram os estudantes do CEJA a evadirem de seus estudos, relacionando abordagens de pertencimento e (re)conhecimento como dimensões favoráveis à permanência da EJA; analisar as produções teóricas sobre o tema estudado em articulação com as representações e memórias dos estudantes egressos do CEJA, para buscar alternativas educacionais na instituição. O produto final consistiu em produzir um documentário motivacional com depoimentos de egressos do CEJA, que hoje conquistaram seu espaço no mercado de trabalho com a conclusão dos próprios estudos. Neste documentário, os jovens e adultos puderam narrar suas vivências, suas memórias relacionadas à escola, os desafios encontrados para o pertencimento, reconhecimento e os suportes dentro e fora da escola para à conclusão do curso. A iniciativa buscouem memórias e sentimentos da vida escolar, aproximações e projetos para promover os vínculos de pertencimento e amizade, fortalecendo as relações humanas e (re)conhecimentos da e na EJA. Concluímos que a evasão escolar em todos os níveis implica num processo histórico complexo, que perpassa pelo funcionamento da sociedade vigente. As aulas na EJA devem contribuir e privilegiar a convivência humana e suas respectivas leituras de mundo e realidade, evidenciando a relevância do ato de aprender. O professor e a escola têm a liberdade e a responsabilidade educacional de contagiar os sujeitos em prol da educação e pela paixão por conhecer novas perspectivas, certamente a evasão começa a diminuir. A preocupação dentro da comunidade escolar cresce diante da realidade em que muitos jovens e adultos têm acesso à escola, porém, não conseguem se manter nela. A (des)continuidade ou impermanência na sala de aula se torna um problema, gerando discussões frequentes sobre o assunto e que demanda novas relações com abordagens pedagógicas de pertencimento e de (re)conhecimento.pt_BR
dc.publisherUniversidade La Sallept_BR
dc.subjectEducação de Jovens e Adultospt_BR
dc.subjectPertencimentopt_BR
dc.subjectMemórias formativaspt_BR
dc.subjectReconhecimentopt_BR
dc.titlePertencimento na educação de jovens e adultos: o sonho não acabou!pt_BR
dc.contributor.advisorConte, Elaine-
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