Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/3931
Autor(es): Santos, Marileia Silvano Dos
Título: Integração família e escola: imagens e memórias no CEI Abelhinha de Balneário Gaivota/SC
Palavras-chave: Memória;Fotolivro;Integração escola e família
Data do documento: 2023
Editor: Universidade La Salle
Resumo: A presente dissertação está vinculada à Linha de Pesquisa Memória, Cultura e Identidade, sendo de natureza qualitativa e exploratória. A memória é essencial para que as sociedades conheçam de onde vêm, de que modo foram organizadas e quais foram os fatores que incidiram sobre sua evolução no perpassar do tempo, é muito mais do que uma lembrança, mas a capacidade de armazenar fatos para que possam ser compartilhados entre os grupos sociais e, assim, se tornem parte de sua identidade. Diversos são os fatores que incidem sobre a formação da memória, dentre eles, as imagens podem ser citadas como alternativas para que a memória se consolide. Conforme as sociedades evoluem e variadas formas de reprodução de imagens surgem, o modo de armazenar a memória se altera e essas imagens podem ser vistas como uma alternativa importante para essa finalidade. No CEI Abelhinha existe uma preocupação com a educação dos alunos, além de haver um esforço para que famílias e escola caminhem juntas, já que têm um objetivo em comum, os melhores resultados para os alunos no presente e como base para seu futuro. O CEI Abelhinha está localizado no Balneário Gaivota, conta com 18 funcionários, dentre eles 3 professores, bem como 40 alunos. A questão da pesquisa foi definida como: De que maneira a aproximação e a integração entre família e a escola pode ser transformada pela memória gerada através do uso das imagens históricas do CEI Abelhinha? O objetivo geral é de: Estudar o potencial de conduzir a uma aproximação e integração entre famílias e escola a partir de imagens históricas do CEI Abelhinha, para o compartilhamento da memória e atuação na formação histórica do grupo em que se atua. Os objetivos específicos encampam: Verificar de que forma as imagens atuam para a formação das memórias nas mais diversas áreas pessoais e sociais de acordo com a literatura; Analisar o uso das imagens para a construção de uma memória coletiva e formação histórica dentro de um grupo específica e que compartilha um espaço em comum, o CEI Abelhinha; Avaliar como os sujeitos inseridos nesses espaços, ao acessarem as imagens de forma conjunta, formam para si uma memória coletiva (da escola dentro da sociedade) e institucional (da escola como instituição que contribui para o desenvolvimento local); Levantar o potencial das imagens e da formação da memória para a aproximação entre a escola e as famílias que dela devem fazer parte em prol dos alunos. O produto foi um e-book desenvolvido com base em inúmeras fotos da escola em seu desenvolvimento ao longo dos anos, bem como relatos sobre a história e formação de sua cultura, beneficiando a comunidade pela prestação de serviços de qualidade e focados no desenvolvimento das crianças atendidas. Neste estudo, com a apresentação do fotolivro, foi possível gerar uma maior aproximação entre as famílias e a escola, apoiando-se na memória como base para o fortalecimento dessa relação, bem como criando uma identificação, um espaço de reconhecimento de que a história do CEI Abelhinha se relaciona com a história da comunidade, dos pais e dos alunos. Para trabalhos futuros, sugere-se avaliar os impactos do fotolivro após sua apresentação, se nos meses subsequente há uma maior participação nos eventos da escola, além de entrevistar os pais como compreender suas memórias sobre a escola e de que forma as imagens contribuem para isso.
Orientador(es): Trezzi, Clóvis
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGMSBC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Marileia dissertação final OKK.pdf3,53 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.