Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/3944
Autor(es): Almeida, Carina Marcelino de
Título: Memórias do uso de jogos no processo de ensino e aprendizagem de matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental na EEB Castro Alves – Araranguá/SC
Palavras-chave: Memória;Anos iniciais;Ensino e aprendizado de matemática;Uso de jogos;FracSoma
Data do documento: 2024
Editor: Universidade La Salle
Resumo: Essa pesquisa investiga as memórias do ensino de Matemática por meio de jogos nos anos iniciais do ensino fundamental em uma escola da rede estadual do município de Araranguá - SC. Trata-se de um estudo de campo, de caráter qualitativo e apoiado numa abordagem histórico-cultural, inserido na linha de pesquisa de Memória e Linguagens Culturais. Tem como objetivo geral problematizar as mudanças ocorridas ao longo do tempo no ensino de matemática por meio do lúdico na sala de aula de matemática nos anos iniciais até a inserção da gamificação. A primeira fase da pesquisa incluiu um questionário para melhor delimitação do problema e conhecimento da escola, bem como uma revisão bibliográfica, que aponta para o uso dos jogos como uma ferramenta valiosa que desenvolve o pensamento lógico e a resolução de problemas, proporcionando aprendizado enquanto diverte. Na segunda fase foi realizada a análise documental no Currículo Base do Território Catarinense (CBTC) e em livros didáticos utilizados na escola, bem como entrevistas com seis pedagogas que estavam em diferentes momentos de suas carreiras docentes. Como produto técnico, foi produzida uma revista, direcionada aos professores de anos iniciais, que apresenta sugestões de atividades lúdicas para o ensino de frações com o uso do FracSoma, uma vez que os questionários e as entrevistas apontaram esse conceito como um dos mais difíceis de se ensinar. Quanto à percepção dos professores, sobre as mudanças ocorridas no ensino e aprendizagem por meio do lúdico na sala de aula de Matemática, desde a inserção dos jogos até a gamificação, a pesquisa mostrou que os professores reconhecem o potencial dos jogos e atividades lúdicas para engajar os alunos, desenvolver habilidades cognitivas e promover uma compreensão mais profunda dos conceitos matemáticos, embora anseiam por uma formação continuada que potencialize reflexões sobre essas mudanças e desafios no ensino e aprendizagem da matemática.
Orientador(es): Ferreira, Rute Henrique da Silva
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGMSBC)

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