Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/3949
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorRosa, Daniele Wegener da-
dc.date.accessioned2024-08-15T22:59:24Z-
dc.date.available2024-08-15T22:59:24Z-
dc.date.issued2024-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11690/3949-
dc.description.abstractA inclusão de alunos com características de Transtorno do Espectro Autista tem se mostrado um desafio para as escolas e professores. Este artigo busca entender o que a literatura indica sobre as estratégias psicológicas de intervenção para inclusão de alunos com Transtorno do Espectro Autista no ensino regular. Do ponto de vista metodológico foi realizada uma revisão sistemática de literatura nas seguintes bases de dados: SciELO e BVS sobre artigos científicos publicados no período entre 2013 a 2023, das quais foram selecionados 14 artigos para análise. Os resultados indicam que é possível utilizar estratégias como Análise do Comportamento Aplicada (ABA) que é uma Prática Baseada em Evidências (PBE) para ensino de um determinado comportamento, possibilitando tanto melhorias nos comportamentos, ampliação de repertórios sociais e viabiliza comunicação, quanto para melhorias nos processos cognitivos e até mesmo sendo um recurso de ensino-aprendizagem de componentes curriculares. O uso de Comunicação Alternativa Ampliada é um recurso em PBE que se faz necessário visto que promove a comunicação e sociabilidade, como facilitadora da inclusão na participação efetiva em atividades pedagógicas e integração no ambiente escolar. Além disso, outros recursos estratégicos foram citados como reforço positivo; Intervenção Baseada no Antecedente; Modelagem; Promptings; Análise de tarefas; Instrução e Intervenção Mediada por Pares; Apoio Visual (AV); Modelagem em Vídeo (MV) e Narrativas Sociais (NS); aos quais são explicadas detalhadamente ao longo desta obra.pt_BR
dc.publisherUniverdidade La Sallept_BR
dc.subjectInclusão escolarpt_BR
dc.subjectAutismopt_BR
dc.subjectEstratégias de intervençãopt_BR
dc.titleEstratégias psicológicas de intervenção para inclusão de alunos com TEApt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.location.countryBR-
dc.contributor.advisorBorges, Maria de Lourdes-
dc.degree.localCanoas, RS-
dc.degree.graduationPsicologia-
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Graduação (Psicologia)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Daniele W_ TCC Malu.cml - DANIELE WEGENER DA ROSA.pdf341,34 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.