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dc.contributor.authorCristofolini, Cristiane-
dc.date.accessioned2024-09-04T20:11:59Z-
dc.date.available2024-09-04T20:11:59Z-
dc.date.issued2024-
dc.identifier.citationCRISTOFOLINI, C. Um estudo de memória social sobre o ensino colaborativo nos anos iniciais na EEB Castro Alves/Araranguá-SC. 2024. 114 f. Dissertação (mestrado em Memória Social e Bens Culturais) – Universidade La Salle, Canoas, 2024. Disponível em: http://hdl.handle.net/11690/3965. Acesso em: 04 set. 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11690/3965-
dc.description.abstractEsta dissertação pertence à Linha 1 de pesquisa no Mestrado em Memória Social e Bens Culturais da Universidade La Salle, intitulada Memória, Cultura e Identidade. Lança um olhar sobre como melhorar a qualidade do ensino/aprendizagem em sala de aula. Torna-se relevante este estudo pois atende aos desejos da prática pedagógica. O ensino colaborativo tem por princípio que dois professores, em pé de igualdade, realizem o planejamento juntos. Um professor regente e um professor com formação em educação especial, são corresponsáveis, e constroem propostas para a turma, tendo foco não na deficiência, e sim no grupo. Tem a perspectiva de favorecer a todos os estudantes as mesmas possibilidades de acesso ao conteúdo, ampliando muito mais a dinâmica do processo de ensino, atingindo muito mais e muito melhor os estudantes. O estudo é relevante para o campo de estudos da memória social, pois como um bem coletivo, a memória social converge com a cultura. A memória é linguagem e construção de história. É por meio dela que avançamos no conhecimento, e é no meio social que as aprendizagens são consolidadas, sendo a memória humana constituída dentro do grupo. Na sala de aula, alunos e professores se envolvem em temas e exercícios diários, onde deve ser o lugar de expressão e valorização das diferenças. O problema central de pesquisa está voltado à aplicabilidade do ensino colaborativo como forma de melhorar as práticas de ensino, e tem como questão norteadora: Quais as possibilidades de contribuição do ensino colaborativo no campo da memória social e sua relação com as práticas pedagógicas nos anos iniciais do ensino fundamental da Escola Estadual Castro Alves de Araranguá/SC? O objetivo geral está assim definido como objetivo geral da pesquisa: Investigar, no campo da memória social, o ensino colaborativo e sua relação com as práticas pedagógicas nos anos iniciais do ensino fundamental da Escola Estadual Castro Alves de Araranguá/SC. Como metodologia, esta pesquisa é qualitativa e empírica, se caracterizando como descritiva. A coleta de dados se deu através de uma entrevista com professores da Escola Estadual Castro Alves de Araranguá/SC. A discussão analisa os dados apresentados nas entrevistas, nos relatos dos professores com elementos constituídos da vivência do grupo, permitindo novas conversas sobre o tema e possibilitando buscar novas práticas pedagógicas. A partir da pesquisa, conclui-se que os estudos da memória no campo da aprendizagem propõem a problematização dos processos de construção de saberes, uso de comunicações e práticas pedagógicas. Os resultados observados nesta pesquisa apontam que os documentos norteadores não trazem de forma clara sobre como deve ser a dinâmica dos professores dentro da sala de aula; faltando, as políticas públicas serem mais efetivas neste sentido. A pesquisa possibilitou, a partir das inquietações comumente observadas, investir em novas práticas educativas em nosso tempo.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade La Sallept_BR
dc.rightsOpen Access-
dc.rightsOpen Access-
dc.subjectMemória socialpt_BR
dc.subjectProfessorpt_BR
dc.subjectAlunopt_BR
dc.subjectInclusão educacionalpt_BR
dc.subjectEnsino colaborativopt_BR
dc.titleUm estudo de memória social sobre o ensino colaborativo nos anos iniciais na EEB Castro Alves/Araranguá-SCpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisorTrezzi, Clóvis-
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Memória Social e Bens Culturais-
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGMSBC)

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