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http://hdl.handle.net/11690/3982
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Henz, Sabrina | - |
dc.date.accessioned | 2024-09-25T17:28:02Z | - |
dc.date.available | 2024-09-25T17:28:02Z | - |
dc.date.issued | 2022 | - |
dc.identifier.citation | HENZ, S. Da invisibilidade ao multicolorido: memórias de marcas identárias da EMEF Professor Guilherme Sommer - Teutônia/RS. 2022. 123 f. Dissertação (mestrado em Memória Social e Bens Culturais) - Universidade La Salle, Canoas, 2022. Disponível em: http://hdl.handle.net/11690/3982. Acesso em: 25 set. 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11690/3982 | - |
dc.description.abstract | Esta pesquisa investiga as marcas identitárias emergentes das memórias de representantes da comunidade escolar da Escola Municipal de Ensino Fundamental Professor Guilherme Sommer, de Teutônia – RS. Busca também materializar as descobertas e percepções desses sujeitos através da realização de uma instalação artística aberta à comunidade local e regional e, com isso, apresentar uma imagem mais positiva do educandário a toda população. Trata-se de um estudo de campo de caráter qualitativo e apoiado numa abordagem metodológica histórico-cultural, inserido nas linhas de pesquisa de Memória e Linguagens Culturais e Memória, Cultura e Gestão. Como metodologia, fez-se uso da análise documental e da coleta de depoimentos escritos e orais dos sujeitos que fizeram e fazem parte da história da referida escola. A memória constitui a identidade do grupo, como indicam muitos dos autores basilares deste estudo. A base teórica é alicerçada em Halbwachs (1990) e Assmann (2011) no que compete à memória; em Candau (2019) e Pollak (1989; 1992) no que se refere à relação entre memória e identidade; em Oliveira (2008) e Medeiros e Bastos Júnior (2015) em relação à memória e identidade institucional; em Freire (1996; 2001), Larossa (2018) e Masschelein e Simons (2021) no que tange à escola e à educação; e em Carvalho (2005), Nardin (2004) e Silva (2012) no que diz respeito à instalação artística. A análise dos documentos e depoimentos evidenciaram as marcas constituintes da identidade da instituição: a precariedade dos primeiros tempos; a carência do público atendido; a estigmatização da vila; o esforço coletivo e o trabalho em equipe; as cores da diversidade e do respeito; a transformação, a acolhida e o pertencimento; o constructo de família; a ponte como elo entre escola e família; para citar algumas. Essas marcas identitárias elucidadas no estudo apresentam a percepção dos membros internos, resultando na organização e realização da instalação artística no ambiente escolar. Apenas a longo prazo será possível avaliar o impacto dessa ação na imagem externa da instituição, mas se percebe que a interação com a obra causou um movimento reflexivo interno acerca de aspectos da identidade da escola e da importância da preservação das memórias como conservação da história da instituição a partir do seu patrimônio imaterial, gênese identitária e mecanismo de coesão dos grupos que a compõem. | pt_BR |
dc.publisher | Universidade La Salle | pt_BR |
dc.rights | Open Access | - |
dc.subject | Memória | pt_BR |
dc.subject | Identidade | pt_BR |
dc.subject | Espaços de memória | pt_BR |
dc.title | Da invisibilidade ao multicolorido: memórias de marcas identárias da EMEF Professor Guilherme Sommer - Teutônia/RS | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.advisor | Rosa, Lúcia Regina Lucas da | - |
dc.degree.local | Canoas, RS | - |
dc.publisher.program | Programa de Pós-graduação em Memória Social e Bens Culturais | - |
dc.publisher.country | BR | - |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PPGMSBC) |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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shenz | Open Access | 3,45 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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