Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11690/3984
Autor(es): | Souza, Francisco Eric Vale |
Título: | Patrimônio cultural da Rede La Salle no Rio Grande do Sul: coleções de troféus das escolas La Salle Dores, Canoas e Carmo |
Palavras-chave: | Memória social;Patrimônio cultural escolar;Escolas lassalistas;Espaços de memória |
Data do documento: | 2022 |
Editor: | Universidade La Salle |
Citação: | SOUZA, F. E. V. Patrimônio cultural da Rede La Salle no Rio Grande do Sul: coleções de troféus das escolas La Salle Dores, Canoas e Carmo. 2022. 213 f. Tese (Doutorado em Memória Social e Bens Culturais) – Universidade La Salle, Canoas, 2022. Disponível em: http://hdl.handle.net/11690/3984. Acesso em: 25 set. 2024. |
Resumo: | Este é um trabalho que se insere no campo de estudos em memória social, na Linha de Pesquisa Memória, Cultura e Identidade, do Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Bens Culturais da Unilasalle. Transita nos domínios da História da Educação, das Instituições Escolares, das Disciplinas e da Educação Física, utilizando como conceitos norteadores, os de patrimônio cultural escolar esportivo e cultura escolar. O universo da pesquisa foi constituído por três escolas da Rede La Salle, fundadas no Rio Grande do Sul em 1908, a saber: Colégios La Salle Dores, Canoas e Carmo. Seu objeto é o conjunto de troféus reunidos a partir das Lassalíadas e de outros eventos esportivos realizados entre as décadas de 1930 e 2000, bem como os espaços destinados à Educação Física e esportes. Os problemas de pesquisa consistem em: Como se deu a inserção das práticas esportivas nas três primeiras escolas lassalistas no Rio Grande do Sul (Colégios La Salle Dores, Canoas e Carmo)? Existe opção por determinada atividade esportiva, nos diferentes espaços onde as três escolas foram instaladas? Quais tipos de artefatos e lugares podem ser considerados como vetores memoriais de manifestações esportivas nas escolas lassalistas? Qual a relação dos artefatos esportivos com os eventos que os geraram? Quais sentidos e significados são dados, nas escolas, aos artefatos gerados a partir de competições esportivas escolares? O objetivo geral foi o de investigar a constituição de acervos de troféus por elas reunidos, fruto de conquistas em competições esportivas, e os espaços construídos para a prática de esportes nas três escolas. Defende-se a tese de que os primeiros são objetos que integram o patrimônio cultural esportivo e os segundos se constituem em espaços de memória da comunidade educativa lassalista no Rio Grande do Sul. Os objetivos específicos foram: (a) investigar os processos de incorporação da Educação Física aos saberes escolares dos Colégios Dores, Canoas e Carmo, a partir da constituição do currículo e da cultura escolar de cada uma; (b) analisar a constituição dos espaços esportivos das escolas Dores, Canoas e Carmo. (c) descrever as Lassalíadas, evento esportivo congregando as escolas lassalistas do Rio Grande do Sul; (d) inventariar os artefatos esportivos das escolas objeto de estudo. (e) verificar como as escolas salvaguardam seus bens culturais esportivos e a atribuição de sentidos e significados a estes. A pesquisa percorreu trilha metodológica ancorada na abordagem qualitativa. O corpus documental foi constituído por entrevistas temáticas, documentação levantada no Arquivo da Província Brasil-Chile, nos acervos das três escolas mencionadas e do Museu Histórico La Salle. A partir dos dados levantados foi produzido um inventário das coleções de troféus das escolas estudadas. Como resultados, identificou-se que as escolas, desde seus primórdios, dão relevância para as atividades esportivas, estimulando-as, tanto promovendo eventos internos quanto participando daqueles fora do espaço escolar. Embora careçam de políticas institucionais para a guarda e preservação, mantém acervos de artefatos e espaços específicos para atividades esportivas, os quais podem ser considerados como vetores de memória e como maneira de darem-se a ver, tanto para a comunidade interna como para a externa. |
Coorientador(es): | Graebin, Cleusa Maria Gomes |
Aparece nas coleções: | Tese (PPGMSBC) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
fesouza | Open Access | 5,87 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.