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http://hdl.handle.net/11690/3986
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Kaefer, Lairton Ariel | - |
dc.contributor.author | Fossatti, Paulo | - |
dc.contributor.author | Vilanova, Heriton de Souza | - |
dc.date.accessioned | 2024-09-30T17:46:33Z | - |
dc.date.available | 2024-09-30T17:46:33Z | - |
dc.date.issued | 2024 | - |
dc.identifier.citation | KAEFER, Lairton Ariel; FOSSATTI, Paulo; VILANOVA, Heriton de Souza. Como implementar o princípio democrático da gestão escolar. In: PURIFICAÇÃO, Marcelo Máximo Purificação; CATARINO, Elisângela Maura; BIGARELLA, Nadia. Educação em transformação: desafios emergentes 5. Ponta Grossa - PR: Atena, 2024. p. 98-115. Disponível em: https://atenaeditora.com.br/catalogo/post/como-implementar-o-principio-democratico-da-gestao-escolar. Acesso em: 17 jul. 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11690/3986 | - |
dc.description.abstract | O artigo aborda a temática da gestão democrática na escola pública brasileira. Ela já é garantida nos aspectos legais e na literatura. Contudo, ainda vive-se um abismo entre os discursos e dispositivos legais e as efetivas práticas de gestão democrática de forma participativa envolvendo a comunidade escolar. Este escrito tem por objetivo refletir criticamente sobre as possibilidades para a efetivação do princípio da gestão democrática em escolas públicas, de educação básica brasileira. A metodologia considera a pesquisa qualitativa revisando documentos e literatura pertinente para a consolidação do arcabouço teórico reflexivo. E por se falar em fundamentação teórica, além dos documentos oficiais do Ministério da Educação do Brasil, se vale do pensamento de Lüc, Libâneo e Paro, dentre outros pensadores. Os resultados evidenciam uma gestão escolar que amplia e ultrapassa os limites da administração escolar; o amparo legal e teórico dá segurança administrativa e legal, contudo, as práticas de gestão escolar democrática ainda não estão consolidadas apresentando-se frágeis pela ínfima participação efetiva da comunidade escolar. Conclui-se por uma formação que consolide a gestão democrática participativa com a presença ativa de todos os atores educacionais | pt_BR |
dc.publisher | Atena | pt_BR |
dc.rights | Open Access | - |
dc.subject | Gestão Escolar | pt_BR |
dc.subject | Gestão Democrática | pt_BR |
dc.subject | Educação Básica | pt_BR |
dc.title | Como implementar o princípio democrático da gestão escolar [capítulo de livro] | pt_BR |
dc.type | Capítulo de livro | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Capítulo de Livro (PPGE) |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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como-implementar-o-principio-democratico-da-gestao-escolar.pdf | Open Access | 286,5 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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