Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/3992
Autor(es): D'avila, Taiana Valandro Martins
Título: Memórias da educação infantil em Balneário Gaivota/SC: experiências de professores que atuaram na pandemia de Covid-19
Palavras-chave: Educação infantil;Memória;Pandemia de Covid-19;Desafios;TIC
Data do documento: 2024
Editor: Universidade La Salle
Resumo: Esta pesquisa tem como tema a educação infantil e como campo de estudos a memória social, tendo sido desenvolvida no contexto da linha de pesquisa Memória e Linguagens Culturais. O objetivo geral deste trabalho é registrar memórias docentes relativas a práticas pedagógicas na educação infantil em Balneário Gaivota/SC, tendo a pandemia de Covid-19 como um dos marcos temporais. A metodologia utilizada foi a de abordagem qualitativa e, como principal instrumento de produção de dados, a entrevista semiestruturada com professores da educação infantil da rede municipal de Balneário Gaivota. Os questionamentos versaram sobre a concepção dos professores diante das tecnologias (TICs) utilizadas diariamente em sala de aula e durante a pandemia de Covid-19, quais as dificuldades e as facilidades para a utilização destes meios tecnológicos na educação, e sobre como utilizam ou gostariam de utilizá-los em suas práticas pedagógicas. Todas as mudanças repentinas de isolamento social não foram a custo zero. A pandemia de Covid-19 obrigou a comunidade escolar a redobrar esforços; lidar com o ensino virtual exigiu muita dedicação de professores e alunos. A maioria dos professores nunca havia ensinado de forma remota, e muitos nem sequer se sentiam preparados devido a sua limitação no uso das TICs. Os professores tiveram que improvisar na adoção de estratégias, o que dificilmente lhes permitiu refletir e transformar suas propostas didáticas para responder às demandas de um mundo afetado por uma crise sanitária, ao mesmo tempo em que alcançavam os objetivos curriculares propostos no início do curso. Houve também muita dificuldade de adaptação entre os alunos, mesmo entre aqueles que supostamente estariam mais preparados para essa mudança brusca. A partir dessas reflexões, foi sistematizado, como produto final, um conjunto de elementos que podem subsidiar futuras políticas públicas, bem como projetos educacionais, visando melhor aproveitamento das TICs no contexto da educação infantil.
Orientador(es): Mangan, Patrícia Kayser Vargas
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGMSBC)

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