Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/3994
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCoelho, Silmara-
dc.contributor.authorJung, Hildegard Susana-
dc.date.accessioned2024-10-22T23:36:35Z-
dc.date.available2024-10-22T23:36:35Z-
dc.date.issued2024-
dc.identifier.isbn978-65-01-18644-3-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11690/3994-
dc.description.abstractEste pequeno livro, grande em pretensão e em esperança por uma educação que leve todas as crianças a uma aprendizagem significativa, foi (e segue sendo) construído a muitas mãos: - “A mão” de uma agência de fomento chamada Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, que concedeu à orientadora da pesquisa a bolsa produtividade, com o objetivo de distinguir seu trabalho e valorizar a viabilidade de produções como esta; - “A mão” da Secretaria Municipal de Educação de Canoas/RS, que financiou o mestrado da autora desta pesquisa, e de outros professores e professoras (alguns em nível de doutorado) junto ao PPG em Educação da Unilasalle, num movimento de qualificação e de valorização desses e dessas profissionais; - “As mãos” de uma mestranda incansável, chamada Silmara Coelho, no que diz respeito à busca por uma epistemologia da criatividade em seu fazer docente, especialmente no que diz respeito às práticas alfabetizadoras lúdicas; - De “mãos dadas” com a mestranda estão as mãos da orientadora, que não cansam de orgulhar-se e de se surpreender com a aceitação de cada desafio proposto; - “As mãos amigas” das colegas alfabetizadoras da Rede Municipal de Canoas/RS que, mesmo em meio a uma das catástrofes climáticas mais desafiadoras do estado – as enchentes de maio de 2024 -, aceitaram o convite de participar da pesquisa e, em um genuíno movimento reflexivo e de Investigação-Formação-Ação, partilham conosco algumas de suas práticas lúdicas após tê-las experimentado com suas crianças. - Por fim, estão as “suas mãos”, nossos leitores e leitoras que, esperamos, continuem a constru-ação destas práticas, que possam deixar-se contagiar pela boniteza das atividades lúdicas, pela magia da alfabetização e letramento, em suma, pelo esperançar da educação, como dizia Paulo Freire: “Esperançar é levar adiante, esperançar é juntar-se com outros para fazer de outro modo. (Freire, 1992, p.110-111 - Pedagogia da Esperança)pt_BR
dc.description.sponsorshipCNPQpt_BR
dc.publisherUniversidade La Sallept_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectPráticas lúdicas.pt_BR
dc.titlePráticas Lúdicas para alfabetização: das professoras do 1º ano para todos os professorespt_BR
dc.typeBookpt_BR
dc.location.countryBrasil-
dc.degree.localCanoas, RS-
Aparece nas coleções:Livro (Pedagogia)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
E-book Práticas Lúdicas para Alfabetização.pdf6,94 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.