Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/3995
Autor(es): Batistella, Gerson
Título: O desenvolvimento de competências profissionais por meio de aprendizagens construídas durante o estágio curricular obrigatório no curso técnico em agropecuária
Palavras-chave: Educação técnica em agropecuária;Competências profissionais;Práticas pedagógicas;Aprendizagem pela experiência;Estágio curricular
Data do documento: 2024
Editor: Universidade La Salle
Resumo: Esta tese investiga como as experiências vivenciadas durante o estágio curricular obrigatório no Curso Técnico em Agropecuária contribuem para a aprendizagem e a construção das competências profissionais dos estudantes, a partir das compreensões pedagógicas de aprendizagem pela experiência, norteadas pelas concepções epistemológicas de John Dewey. A investigação insere-se na Linha 1 de Pesquisa: Formação de Professores, Teorias e Práticas Educativas, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade La Salle, Canoas (RS), sendo desenvolvida com bolsa de estudos concedida pela própria Universidade. O objetivo geral da pesquisa consiste em compreender como as competências profissionais são desenvolvidas por meio de aprendizagens experienciadas durante a realização do estágio curricular obrigatório no Curso Técnico em Agropecuária do Colégio La Salle de Xanxerê (SC). A pesquisa caracteriza-se por ser uma investigação exploratória e qualitativa, baseada em um estudo de caso. Os participantes foram estudantes da terceira série do curso técnico em agropecuária, e a coleta de dados ocorreu após a conclusão do programa de estágio, de junho a dezembro de 2023. Para a coleta de dados, foram utilizados questionário com estudantes, diário de campo e análise documental, e os dados foram analisados a partir da abordagem hermenêutica. A tese defendida pelo pesquisador é: As experiências contínuas vivenciadas no programa de estágio curricular obrigatório do Curso Técnico em Agropecuária do Colégio La Salle de Xanxerê (SC) proporcionam aprendizagens, que contribuem para a formação integral dos estudantes, nas quais teoria e prática se complementam de maneira sinérgica e contínua, bem como o desenvolvimento de competências, que transformam os estudantes em profissionais éticos e responsáveis, aptos a uma participação ativa e eficaz na sociedade. Os dados da pesquisa confirmaram a importância dos estágios na formação dos estudantes, nos quais os alunos ampliaram e enriqueceram seus conhecimentos prévios, evidenciando um continuum experiencial que motivou novas aprendizagens, com destaque à valorização da estratégia pedagógica do “aprender fazendo” como componente central da formação profissional. Além disso, a interação dos estudantes com os ambientes de estágios, professores orientadores e supervisores, profissionais formados e a comunidade contribuíram para uma formação alinhada às necessidades da profissão. A autonomia dos alunos foi reforçada pela liberdade de escolha das áreas de estágio e desenvolvimento de projetos próprios, incentivando responsabilidade e engajamento, confirmando um modelo pedagógico eficaz e necessário para a formação de profissionais competentes frente aos desafios do século XXI.
Orientador(es): Casagrande, Cledes Antonio
Aparece nas coleções:Tese (PPGE)

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