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http://hdl.handle.net/11690/3997
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Borges, Thais Valandro Martins | - |
dc.date.accessioned | 2024-10-31T22:12:09Z | - |
dc.date.available | 2024-10-31T22:12:09Z | - |
dc.date.issued | 2024 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11690/3997 | - |
dc.description.abstract | A gestão escolar não é composta por uma única atividade, de fato, trata-se de um conjunto de atividades, ações e esforços que, quando efetivos e integrados, geram vantagens para toda a comunidade escolar e para a sociedade, de modo que o papel desse profissional precisa ser compreendido e reconhecido. A educação desempenha um papel crucial na construção de uma sociedade próspera e consciente, ao abranger diferentes facetas que se entrelaçam e impactam diretamente na construção da memória social de um povo. Assim, garantir uma educação de qualidade é essencial para o desenvolvimento social, cultural e econômico de qualquer região. Nesse sentido, compreende-se que a gestão escolar é parte da escola e deve ser valorizada tanto quanto o ensino. Este estudo foi desenvolvido com o objetivo geral de analisar os elementos essenciais das diversas dimensões da gestão escolar (financeira, organizacional, pedagógica e social), no município de Balneário Gaivota, por meio da perspectiva da memória das equipes gestoras das instituições municipais de ensino. A presente pesquisa caracteriza-se por uma abordagem qualitativa, uma vez que busca entender e interpretar as memórias e perspectivas dos gestores escolares, explorando assim as dimensões profundas e subjetivas da gestão escolar no município de Balneário Gaivota. Os dados coletados evidenciaram que as memórias fazem parte de todas as atividades dos gestores e, além de uma construção do passado, atuam na formação de sua identidade como gestores, na sua capacitação, na forma como atuam, na escolha de ações e outras tantas situações. Foram realizadas sete entrevistas que deixaram contribuições para a construção de memórias dos gestores escolares. Os desafios dos gestores são muitos, não apenas atender a questões burocráticas envolvidas com suas atividades, toda a equipe escolar depende, em alguma proporção, de suas ações, o que impactará também os resultados dos alunos e os benefícios que poderão ser assegurados à comunidade escolar e à sociedade como um todo. Para isso, porém, o gestor pode precisar de suporte dentro e fora da escola, o que muitas vezes não encontra e, assim, o trabalho, sem muita ajuda ou sem o devido reconhecimento, é um dos maiores desafios. | pt_BR |
dc.publisher | Universidade La Salle | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Gestão Escolar | pt_BR |
dc.subject | Desafios | pt_BR |
dc.subject | Educação Pública | pt_BR |
dc.subject | Memoria | pt_BR |
dc.subject | Educação Municipal | pt_BR |
dc.subject | Centros de Educação Infantil Municipais | pt_BR |
dc.title | A (in)visibilidade dos desafios da gestão escolar no município de Balneário Gaivota/SC: vestígios de uma memória | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.advisor | Bortolaso, Ingridi Vargas | - |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PPGMSBC) |
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