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http://hdl.handle.net/11690/4003
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Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Borges, Gabriela Da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2024-11-29T20:25:05Z | - |
dc.date.available | 2024-11-29T20:25:05Z | - |
dc.date.issued | 2024 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11690/4003 | - |
dc.description.abstract | Esta pesquisa insere-se no campo de estudos em memória social, Linha de Pesquisa Memória, Cultura e Identidade, do Programa de Pós-graduação em Memória Social e Bens Culturais, da Universidade La Salle. Seu objeto é a inserção da ensino da Arte nos Centros de Educação Infantil no município Balneário Gaivota, em Santa Catarina. Os problemas de pesquisa são: Quais são as percepções de docentes do Centro de Educação Infantil Eva Cabreira Gomes, de Balneário Gaivota, sobre ensino da Arte no cotidiano escolar? Como a Arte, com suas linguagens, pode auxiliar na socialização da criança na Educação Infantil? Como subsidiar docentes da Educação Infantil do Município de Balneário Gaivota, SC, no trabalho com ensino da Arte, a partir da Base Nacional Comum Curricular e dos organizadores curriculares do Currículo Base do Território Catarinense? Para responder a estas questões, os objetivos do trabalho consistem em: compreender percepções de docentes do Centro de Educação Infantil Eva Cabreiro Gomes, de Balneário Gaivota, Santa Catarina sobre ensino da Arte; propor atividades em ensino da Arte que promovam a socialização das crianças na Educação Infantil, tendo como norteadores, a Base Nacional Comum Curricular e o Currículo Base do Território Catarinense; produzir curso de formação de docentes da Educação Infantil, da rede municipal de ensino do município de Balneário Gaivota, com o intuito de qualificação e aprofundamento de conhecimentos sobre o tema; elaborar um Caderno de Experiências, contendo abordagens para a prática de diferentes linguagens artísticas para crianças da Educação Infantil. Trata-se, metodologicamente, de pesquisa qualitativa e, teoricamente, conjuga os conceitos de memória e ensino da Arte. Seus produtos finais consistem em: proposta de curso de formação de professores para o trabalho com ensino da Arte na Educação Infantil no município de Balneário Gaivota, Santa Catarina; Caderno de Experiências, como subsídio para os docentes para o desenvolvimento de atividades em ensino da Arte na Educação Infantil. Assim, através deste estudo, foi possível demonstrar a importância do universo da Arte na infância, considerando-se que a rede municipal de Balneário Gaivota (SC) não disponibiliza professor de Arte para a Educação Infantil. Espera-se que, com a futura formação em ensino da Arte, as professoras dos Centros de Educação Infantil do município em questão possam cultivar o aprendizado e divulgar a necessidade de levar a Arte à Educação Infantil. | pt_BR |
dc.publisher | Universidade La Salle | pt_BR |
dc.subject | Balneário Gaivota (SC) | pt_BR |
dc.subject | Caderno de Experiências | pt_BR |
dc.subject | Educação Infantil | pt_BR |
dc.subject | Ensino da Arte | pt_BR |
dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
dc.subject | Memória social | pt_BR |
dc.title | Ensino da Arte na Educação Infantil: proposta para formação de professores de Balneário Gaivota (SC) | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.advisor | Graebin, Cleusa Maria Gomes | - |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PPGMSBC) |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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