Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/4003
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dc.contributor.authorBorges, Gabriela Da Silva-
dc.date.accessioned2024-11-29T20:25:05Z-
dc.date.available2024-11-29T20:25:05Z-
dc.date.issued2024-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11690/4003-
dc.description.abstractEsta pesquisa insere-se no campo de estudos em memória social, Linha de Pesquisa Memória, Cultura e Identidade, do Programa de Pós-graduação em Memória Social e Bens Culturais, da Universidade La Salle. Seu objeto é a inserção da ensino da Arte nos Centros de Educação Infantil no município Balneário Gaivota, em Santa Catarina. Os problemas de pesquisa são: Quais são as percepções de docentes do Centro de Educação Infantil Eva Cabreira Gomes, de Balneário Gaivota, sobre ensino da Arte no cotidiano escolar? Como a Arte, com suas linguagens, pode auxiliar na socialização da criança na Educação Infantil? Como subsidiar docentes da Educação Infantil do Município de Balneário Gaivota, SC, no trabalho com ensino da Arte, a partir da Base Nacional Comum Curricular e dos organizadores curriculares do Currículo Base do Território Catarinense? Para responder a estas questões, os objetivos do trabalho consistem em: compreender percepções de docentes do Centro de Educação Infantil Eva Cabreiro Gomes, de Balneário Gaivota, Santa Catarina sobre ensino da Arte; propor atividades em ensino da Arte que promovam a socialização das crianças na Educação Infantil, tendo como norteadores, a Base Nacional Comum Curricular e o Currículo Base do Território Catarinense; produzir curso de formação de docentes da Educação Infantil, da rede municipal de ensino do município de Balneário Gaivota, com o intuito de qualificação e aprofundamento de conhecimentos sobre o tema; elaborar um Caderno de Experiências, contendo abordagens para a prática de diferentes linguagens artísticas para crianças da Educação Infantil. Trata-se, metodologicamente, de pesquisa qualitativa e, teoricamente, conjuga os conceitos de memória e ensino da Arte. Seus produtos finais consistem em: proposta de curso de formação de professores para o trabalho com ensino da Arte na Educação Infantil no município de Balneário Gaivota, Santa Catarina; Caderno de Experiências, como subsídio para os docentes para o desenvolvimento de atividades em ensino da Arte na Educação Infantil. Assim, através deste estudo, foi possível demonstrar a importância do universo da Arte na infância, considerando-se que a rede municipal de Balneário Gaivota (SC) não disponibiliza professor de Arte para a Educação Infantil. Espera-se que, com a futura formação em ensino da Arte, as professoras dos Centros de Educação Infantil do município em questão possam cultivar o aprendizado e divulgar a necessidade de levar a Arte à Educação Infantil.pt_BR
dc.publisherUniversidade La Sallept_BR
dc.subjectBalneário Gaivota (SC)pt_BR
dc.subjectCaderno de Experiênciaspt_BR
dc.subjectEducação Infantilpt_BR
dc.subjectEnsino da Artept_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectMemória socialpt_BR
dc.titleEnsino da Arte na Educação Infantil: proposta para formação de professores de Balneário Gaivota (SC)pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisorGraebin, Cleusa Maria Gomes-
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGMSBC)

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