Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/4026
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorNascimento, Beatriz de Souza-
dc.date.accessioned2024-12-26T20:16:16Z-
dc.date.available2024-12-26T20:16:16Z-
dc.date.issued2024-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11690/4026-
dc.description.abstractEste trabalho objetiva explorar a inserção de empresas asiáticas no e-commerce brasileiro, tendo como estudo de caso as empresas Shein e Shopee, utilizando uma abordagem teórico-empírica de natureza qualitativa e quantitativa. A pesquisa foi realizada por meio de uma análise documental e aplicação de questionários a um total de 264 respondentes, com o objetivo de explorar as percepções, preferências e experiências dos usuários das plataformas Shein e Shopee. O estudo examina a internacionalização dessas empresas, abordando teorias relacionadas ao processo de internacionalização e às barreiras enfrentadas. Também analisa os fatores que contribuem para a consolidação das plataformas, como competitividade no mercado brasileiro, certificações de segurança, políticas de devolução, usabilidade, impacto das novas regras de taxação e estratégias de marketing e logística. Além disso, são discutidos aspectos como frequência de compras, satisfação e confiança dos consumidores, bem como os principais influenciadores nas decisões de compra. O impacto do Programa Remessa Conforme e os desafios tributários e de adaptação ao mercado local também são destacados, permitindo uma compreensão aprofundada das estratégias adotadas por essas empresas para se consolidarem no Brasil. As principais contribuições do estudo incluem a análise detalhada das estratégias de internacionalização das empresas Shein e Shopee no Brasil, a identificação de barreiras enfrentadas no mercado local e a compreensão das percepções e preferências dos consumidores em relação às plataformas, resultando em uma análise sobre competitividade, adaptação tributária e logística no contexto do e-commerce brasileiropt_BR
dc.publisherUniversidade La Sallept_BR
dc.subjectE-commercept_BR
dc.subjectSheinpt_BR
dc.subjectShopeept_BR
dc.subjectInternacionalizaçãopt_BR
dc.subjectComportamento do Consumidorpt_BR
dc.subjectTributaçãopt_BR
dc.titleInserção de empresas asiáticas no e-commerce brasileiro: um estudo de caso Shein e Shopeept_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.location.countryBrasil-
dc.contributor.advisorPrestes, Vanessa Amaral-
dc.degree.localCanoas, RS-
dc.degree.graduationRelações Internacionais-
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Graduação (Relações Internacionais)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Beatriz.pdf1,06 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.