Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11690/4085
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Carvalho, Rafael Henrique Oliveira de | - |
dc.date.accessioned | 2025-01-22T13:09:47Z | - |
dc.date.available | 2025-01-22T13:09:47Z | - |
dc.date.issued | 2024 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11690/4085 | - |
dc.description.abstract | Este estudo está relacionado à linha de pesquisa Memória e Gestão Cultural do Mestrado Profissional em Memória Social e Bens Culturais e tem por objetivo utilizar a técnica de análise da imagem que tem uma de suas "vertentes" originada da área do design para construir a Memória Social a partir dos elementos constituintes da composição gráfica impressa na capa de disco de vinil das décadas de 1980 e 1990. Este estudo objetiva utilizar as subestruturas do Imaginário de Durand, portadoras de um vasto universo simbológico, que servirão de elo entre o design e a Memória Social. A metodologia utilizada será a qualitativa, documental e exploratória, oriundas das percepções resultantes do que se trabalhou até o presente momento, buscando evocar a Memória Social enquadrada na capa de um álbum musical. O que se pode perceber como resultado é a possibilidade de construir Memória Social através da análise da imagem com técnicas do design, utilizando os símbolos integrantes das subestruturas do Imaginário de Durand, investigando maneiras de demonstrar de que modo ocorre tal processo. Para tanto, aproxima-se dos conceitos de Memória Socia e cultura, com o intuito de contextualizar a temática através dos autores Assmann, Bauman, Bosi, Candau, Halbwachs e Santos. Na área do Design, contribuições como as de Heskett, Butler e Tischler foram essenciais para a compreensão do design além das questões técnicas e ferramentais às quais é cotidianamente utilizado e para a articulação do imaginário e da simbologia. Com os campos acima citados foram utilizados os autores Durand, Chevalier e Gheerbrant. Como produto técnico final, apresenta-se um e-book baseado no layout “coffee table book”, tramando textos e imagens, objetivando transmitir a mensagem de que é possível rememorar lembranças de grande parte dos objetos existentes na humanidade, desde que se pesquise sobre o assunto e que se utilize ferramentas para evidenciar o que se procura. | pt_BR |
dc.publisher | Universidade La Salle | pt_BR |
dc.subject | Memória social | pt_BR |
dc.subject | Design | pt_BR |
dc.subject | Capa de disco | pt_BR |
dc.subject | Imaginário | pt_BR |
dc.subject | Simbologia | pt_BR |
dc.title | Memória e design: o que contam as capas de disco de vinil das décadas de 1980-1990 | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.advisor | Waismann, Moisés | - |
dc.contributor.advisor2 | Pinheiro, Cristiano Max Pereira | - |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PPGMSBC) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO RAFAEL HENRIQUE OLIVEIRA DE CARVALHO.pdf | 32,65 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.