Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/4089
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorKolling, Liliane-
dc.date.accessioned2025-01-23T18:31:28Z-
dc.date.available2025-01-23T18:31:28Z-
dc.date.issued2024-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11690/4089-
dc.description.abstractO problema de pesquisa que dá origem à pesquisa é: Como está a aprendizagem dos estudantes dos terceiros e nonos anos do Ensino Fundamental das escolas assistenciais da Rede La Salle e como superar as possíveis dificuldades? Desse questionamento emerge como objetivo geral: analisar a situação da aprendizagem dos estudantes dos terceiros e nonos anos do Ensino Fundamental das escolas assistenciais da Rede La Salle no contexto pós-pandemia, a partir da avaliação realizada pela Rede em 2022 e 2023, com vistas à proposição de estratégias de superação das dificuldades. A pesquisa se insere na Linha de pesquisa Formação de Professores, teorias e práticas educativas do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade La Salle e traz essa temática por reconhecer que a pandemia dificultou o acesso ao conhecimento, precisando repensar algumas práticas para resgatar e promover uma aprendizagem significativa para os estudantes. A pesquisa é de cunho qualitativo, caracterizando-se como um estudo de casos múltiplos. A coleta de dados ocorreu a partir de análise documental e rodas de conversa com professores das escolas assistenciais da Rede La Salle, realizadas após a participação em um curso sobre metodologias ativas oferecido para os docentes das escolas assistenciais da Rede La Salle de Educação Básica, cuja função foi oportunizar um espaço de partilha. Os resultados apontam que os estudantes tiveram lacunas na aprendizagem, pois os 3º anos demonstraram dificuldades em Língua Portuguesa e Matemática, e os estudantes dos 9º anos evidenciaram dificuldades em Matemática e Ciências da Natureza. Constatamos que o índice de crescimento do aproveitamento nas disciplinas no ano de 2023 foi relevante comparado ao ano de 2022. A partir da categorização das falas dos professores na roda de conversa, emergiram as categorias movimento, estudantes e aprendizagem. A categoria movimento relaciona-se às transformações, inovações e mudanças que ocorrem no campo educacional, tanto no que diz respeito a métodos de ensino, quanto à organização e estrutura das instituições educacionais. A categoria estudantes corrobora com a preocupação que os professores trouxeram na roda de conversa, ou seja, delegar aos estudantes o centro do processo educacional, pois seu papel vai além da simples recepção de conteúdo. A categoria aprendizagem (qualificada) refere-se a um processo educativo que vai além da simples busca por conhecimento, proporcionando uma formação profunda, significativa e transformadora, que prepare o indivíduo para lidar com os desafios do mundo real, desenvolvendo habilidades cognitivas, emocionais, sociais e práticas. Assim, a tese proposta pela pesquisa, de que A situação da aprendizagem dos estudantes do terceiro ano do Fundamental I e do nono ano do Fundamental II das escolas assistenciais da Rede La Salle no contexto pós-pandemia pode melhorar e as metodologias ativas são estratégias indicadas para a superação das dificuldades se comprovou, pois os professores relataram que buscaram intensificar as estratégias diferenciadas, para melhorar a aprendizagem dos estudantes, o que foi comprovado com a avaliação de 2023, pois houve um crescimento. As metodologias ativas representam um avanço significativo na educação contemporânea, oferecendo aos estudantes uma abordagem mais dinâmica, participativa e personalizada para o aprendizado.pt_BR
dc.publisherUniversidade La Sallept_BR
dc.subjectAprendizagem significativapt_BR
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.subjectAvaliação da aprendizagempt_BR
dc.subjectMetodologias ativaspt_BR
dc.subjectRede La Salle de Educação Básicapt_BR
dc.titleA situação da aprendizagem dos estudantes dos terceiros e nonos anos do ensino fundamental das escolas assistenciais da rede La Salle no contexto pós-pandemiapt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.advisorJung, Hildegard Susana-
Aparece nas coleções:Tese (PPGE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE LILIANE KOLLING.pdf7,84 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.