Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11690/4090
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Souza, Patrícia Coelho Motta de | - |
dc.date.accessioned | 2025-01-23T18:57:48Z | - |
dc.date.available | 2025-01-23T18:57:48Z | - |
dc.date.issued | 2024 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11690/4090 | - |
dc.description.abstract | A presente tese, vinculada à Linha de Pesquisa Formação de Professores, Teorias e Práticas Educativas do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade La Salle (Canoas/RS), tem como tema o Desenvolvimento de Competências, Desafios e Oportunidades na Percepção dos Estudantes e Egressos do Curso de Ciências Contábeis pelo NAF - Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal. Tem como objetivo principal compreender como os estudantes e egressos do Curso de Ciências Contábeis da Universidade La Salle percebem o desenvolvimento de competências, desafios e oportunidades por meio do Projeto de Extensão Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF). A tese responde ao seguinte problema de pesquisa: como os estudantes e egressos do Curso de Ciências Contábeis da Universidade La Salle percebem o desenvolvimento de competências, desafios e oportunidades por meio do Projeto de Extensão Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF)? Metodologicamente, esta é uma pesquisa qualitativa, exploratória, do tipo estudo de caso. Utiliza como fonte de dados documentos regulatórios do ensino superior e do curso de Graduação em Ciências Contábeis da Universidade La Salle, questionário com perguntas abertas e fechadas, entrevistas semi-estruturadas e diário de campo. Os dados foram analisados por meio da técnica de Análise de Conteúdo. A tese ora defendida é: Os estudantes e egressos do curso de Ciências Contábeis reconhecem que o projeto NAF promove a aprendizagem colaborativa e ativa, incentivando o envolvimento e permitindo que superem desafios, tornando-os mais capacitados e confiantes para enfrentar as adversidades da vida profissional e pessoal de forma mais profícua. O Projeto NAF transcende a formação técnica, estabelecendo uma ponte entre o conhecimento acadêmico e os desafios profissionais, uma vez que desenvolve competências singulares e forma profissionais mais críticos, colaborativos, proativos e eticamente comprometidos. Além disso, os resultados apontaram a existência de três categorias emergentes: Experiência Prática e Conhecimento Contínuo; Aprendizagem Ativa e Colaborativa; Desenvolvimento Profissional e Pessoal. De modo geral, os estudantes e egressos destacam o Projeto Extensionista NAF como um espaço de aprendizagem complementar à graduação, resultando em vivências que cooperam para o crescimento profissional e o desenvolvimento pessoal. | pt_BR |
dc.publisher | Universidade La Salle | pt_BR |
dc.subject | Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF) | pt_BR |
dc.subject | Competências | pt_BR |
dc.subject | Projeto de extensão | pt_BR |
dc.subject | Práticas pedagógicas | pt_BR |
dc.title | Desenvolvimento de competências, desafios e oportunidades na percepção dos estudantes e egressos do curso de ciências contábeis pelo NAF - núcleo de apoio contábil e fiscal | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.contributor.advisor | Casagrande, Cledes Antonio | - |
Aparece nas coleções: | Tese (PPGE) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TESE PATRÍCIA COELHO MOTTA DE SOUZA.pdf | 4,83 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.