Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/4100
Autor(es): Fernandes, Lucirene Franz Ferrari
Título: Cultura e memória surda: a experiência docente na trajetória da inserção do acadêmico surdo na Universidade La Salle em Canoas - RS
Palavras-chave: Memória surda;Inclusão;Docentes;Capacitação Docente
Data do documento: 2024
Editor: Universidade La Salle
Resumo: A inserção de pessoas surdas no Ensino Superior tem se mostrado complexa, pois envolve não apenas uma adaptação estrutural e pedagógica, mas a compreensão profunda da cultura e memória surda. O objetivo geral da pesquisa é propor alternativas para instrumentalizar os profissionais docentes na prática de inclusão dos alunos surdos a partir da cultura surda na perspectiva da memória surda. Foi realizada uma pesquisa qualitativa, na qual foram analisadas nove entrevistas com professores universitários da Universidade La Salle que tiveram experiência com alunos surdos. Os dados foram analisados segundo a Análise Temática. Os resultados das análises indicaram a relevância da cultura surda na prática docente, indicando para a necessidade de mudança na formação dos professores. Além disso, a aproximação com a memória surda mostra-se importante para a inclusão, pois ela não é limitada pela falta de audição, mas sim enriquecida por interações visuais e culturais dentro de sua comunidade. Adotar uma perspectiva cultural da surdez na formação de professores e intérpretes é fundamental. Isso implica entendê-la não como uma deficiência a ser corrigida, mas como parte essencial da identidade linguística e cultural das pessoas surdas. Além disso, é importante reconhecer a cultura surda como dinâmica e diversa, oferecendo formação continuada em Libras, metodologias inclusivas e com o bilinguismo como base para o ensino-aprendizagem. Sendo assim, estratégias bilíngues, que incorporam a Língua de Sinais e a língua escrita necessitam de uma formação adequada que inclua a cultura surda no currículo e que leve em consideração a memória surda. Os educadores precisam ser capacitados para desenvolver atividades que promovam a interação entre alunos surdos e ouvintes, criando um ambiente inclusivo que valorize a todos. Como parte do Mestrado Profissional, foi desenvolvido o produto final que culminou no Curso de Extensão "Perspectivas da Inclusão Surda: Cultura, Memória e Sociedade", cujo objetivo foi capacitar docentes e graduandos a promoverem uma inclusão mais consciente e inclusiva dos surdos na sociedade.
Orientador(es): Trezzi, Clóvis
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGMSBC)

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