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http://hdl.handle.net/11690/4120
Autor(es): | Faria, Nátalie Cancelli |
Título: | Ensaio clínico randomizado por Cluster: avaliação da metodologia da Caravana da Educação Infantil no desenvolvimento motor de crianças de 05 anos |
Palavras-chave: | Desenvolvimento infantil;Atividade motora;Educação infantil |
Data do documento: | 2024 |
Resumo: | O desenvolvimento humano é um processo contínuo de transformações ordenadas que ocorrem ao longo da vida. O desenvolvimento motor de crianças ocorre de forma bidimensional, em uma relação entre idade e habilidades motoras. A criança constrói o seu conhecimento através de experiências, relações sociais e culturais em que estão inseridas, e as práticas de atividades físicas contribuem para o desenvolvimento motor, principalmente com a atividade planejada considerando as faixas etárias e limites. Neste estudo foi utilizado o ensaio clínico randomizado por cluster para avaliar a metodologia da caravana da educação infantil. A caravana é uma metodologia construtivista que tem como objetivo o desenvolvimento integral de crianças, com foco no desenvolvimento motor através da utilização de 05 passos sequenciais que criam a interação entre o ambiente, a participação ativa das crianças e as orientações de um professor. Foram avaliadas 112 crianças de uma escola municipal, com idade de 05 anos, divididas em grupo controle e grupo intervenção. O teste da bateria psicomotora (BPM) foi aplicado e reaplicado, de forma cega, no início e final do estudo, e no intervalo de oito semanas. A intervenção foi aplicada 2x na semana, por 8 semanas. O grupo controle manteve aulas normais, com a “hora do movimento” no período. Os resultados mostraram que os dois grupos (grupo controle n=46; grupo intervenção n=66), na análise do teste χ 2 não houve diferença significativa (p=0,511) no escore inicial entre os grupos no ponto de corte 14, das categorias dispráxico e normal. Houve diferenças significativas nos escores inicial e final da BPM em ambos os grupos (p<0,0001), com crianças do grupo intervenção passando de 75,7% dispráxicas para 98,5% de crianças normais, e destas ainda houve um incremento de 22,8% para a classificação boa. No grupo intervenção, 06 fatores da BPM mudaram acima de 89%, com melhoria na noção temporal e praxia motora fina das crianças. Os resultados da GEE demonstraram que os escores motores avaliados pelo teste da BPM estavam significativamente associados com a intervenção, com uma variação média de 3,16 pontos BPM, ao longo do tempo, analisado pela GEE entre os 02 grupos, com o grupo intervenção com melhoria de 19% de mudança de crianças com dispraxias para escore de normalidade. O estudo focou em crianças na idade de 05 anos, e sem deficiências física/intelectual, sendo fundamental considerar estas características, pois a educação infantil é inclusiva. As habilidades motoras das crianças que receberam a metodologia da caravana melhoraram em apenas 08 semanas de aplicação, a coordenação, agilidade e equilíbrio. Dessa forma, verifica-se que a continuidade do uso da metodologia da caravana pode favorecer o desenvolvimento motor infantil, pois ela traz intencionalidade nas atividades, apoiando o planejamento de professores. |
Orientador(es): | Filippin, Lidiane Isabel |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PPGSDH) |
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