Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/4137
Autor(es): Acosta Junior, Jorge Alberto de Macedo
Título: Pluralismo político crítico: limites e possibilidades da prática teórica desde a luta ideológica da esquerda em Itaúna-MG (2021-2023)
Palavras-chave: Pluralismo político crítico;Práctica teórica;Investigación-acción;Izquierda;Lucha ideológica
Data do documento: 2024
Resumo: A tese oferece uma análise da luta ideológica contemporânea por meio do estudo de práticas teóricas e políticas, focando no processo de radicalização conservadora enquanto busca identificar elementos de pluralidade política que sustentem práticas de enfrentamento ao conservadorismo. O objetivo geral consiste em expor os limites e as possibilidades das práticas políticas e teóricas a partir de uma posição política materialista e pluralista, tanto em nível nacional quanto local. Com base em uma abordagem dialética materialista, a pesquisa desenvolve uma prática teórica estruturada em três generalidades, que correspondem aos três capítulos da tese. O primeiro capítulo estabelece os fundamentos da prática teórica e metodológica do pluralismo político crítico, centrando-se na crítica ao monismo como prática ideológica de dominação, na posição política materialista, e empregando a metodologia da pesquisa-ação para inserção no campo junto à pluralidade política da esquerda local. O segundo capítulo examina a conjuntura ideológica em nível nacional, considerando eventos significativos como o ressurgimento das lutas insurgentes em 2013, o golpe parlamentar de 2016 e a ascensão do bolsonarismo em 2018. No nível local, a luta ideológica em Itaúna é analisada através de uma recuperação crítica da história da cidade, seguida pela análise do papel de três diferentes gerações da esquerda local, que vai da afirmação do democratismo e da luta de classes, passa pela questão racial e da corpo-política, até a radicalização das juventudes. O terceiro capítulo realiza uma autocrítica, examinando os limites e possibilidades das práticas políticas da esquerda local e das práticas teóricas do pluralismo político crítico como um processo de descolonização intelectual. Para desenvolver a pesquisa, foi utilizado o método dialético materialista, combinando pesquisa teórica e qualitativa, especialmente em relação ao campo das subjetividades. Foram utilizados materiais bibliográficos relevantes e conteúdos empíricos coletados através de entrevistas não-diretivas com participantes da esquerda de Itaúna. A pesquisa conclui que, com o acirramento da luta ideológica no Brasil, as tendências minoritárias da esquerda têm desempenhado um papel qualitativamente mais eficaz na deslegitimação do monismo político-ideológico. Ao longo da investigação, torna-se evidente que a radicalização conservadora exige respostas políticas que sejam, ao mesmo tempo, pluralistas e profundamente críticas. A tese, portanto, propõe que a prática teórica seja um campo de enfrentamento contínuo, onde se articulem as contradições materiais e a diversidade de experiências políticas, apontando para um processo de descolonização intelectual capaz de gerar práticas mais inclusivas e transformadoras, tanto em âmbito local quanto nacional. Palavras-chave: Pluralismo político crítico; prática teórica; pesquisa-ação; esquerda; luta ideológica.
Orientador(es): Wolkmer, Antonio Carlos
Aparece nas coleções:Tese (PPGD)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Jorge Alberto.pdf2,3 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.