Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/4409
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCenteleghe, Giovanna Sardique-
dc.date.accessioned2025-08-04T20:38:34Z-
dc.date.available2025-08-04T20:38:34Z-
dc.date.issued2025-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11690/4409-
dc.description.abstractIntrodução: O consumo de alimentos ultraprocessados na infância é impulsionado por estratégias de marketing apelativas, como o uso de personagens licenciados, cores vibrantes e brindes, que influenciam a percepção dos responsáveis e das próprias crianças quanto à qualidade dos produtos. Objetivo: Avaliar a qualidade nutricional de alimentos com apelo infantil pertencentes aos grupos “leite e derivados” e “frutas, sucos, néctares e refrescos de frutas”, comercializados em supermercados da cidade de Canoas, RS. Metodologia: Foi realizada uma análise documental e descritiva dos rótulos, considerando elementos visuais, alegações nutricionais, ingredientes e composição nutricional, com base na classificação NOVA, nos critérios da Anvisa e nas recomendações da Estimated Average Requirement - EAR - (Recomendação Média Estimada). Resultados: Os dados coletados evidenciam a presença recorrente de açúcares adicionados e aditivos, inclusive em produtos geralmente percebidos como saudáveis. Apenas um item não apresentava açúcares adicionados. Apesar de alguns produtos oferecerem micronutrientes relevantes, o alto teor de açúcares e a rotulagem voltada a adultos dificultam escolhas alimentares conscientes para o público infantil. Conclusão: O estudo reforça a importância de políticas públicas que ampliem a regulação da rotulagem e da publicidade infantil, bem como da educação alimentar e nutricional como estratégia para empoderar consumidores e proteger a infância da exploração comercial precoce.pt_BR
dc.publisherUniversidade La Sallept_BR
dc.subjectAlimentos ultraprocessadospt_BR
dc.subjectRotulagem nutricionalpt_BR
dc.subjectMarketing infantilpt_BR
dc.subjectConsumo infantilpt_BR
dc.subjectApelo visualpt_BR
dc.subjectEducação alimentar e nutricionalpt_BR
dc.titleAvaliação nutricional de produtos com rótulos apelativos ao público infantilpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.location.countryBrasil-
dc.contributor.advisorDieter, Cristine-
dc.degree.localCanoas, RS-
dc.degree.graduationNutrição-
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Graduação (Nutrição)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_Giovanna Sardique Centeleghe.docx - Documentos Google.pdf370,19 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.