Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/546
Autor(es): Walter, Simone Machado
Título: Álcool, drogas ilícitas e o conhecimento de HIV/AIDS em adolescentes: estudo transversal em escolas públicas de São Leopoldo
Palavras-chave: HIV;AIDS;Drogadição;Adolescentes;Vulnerabilidade
Data do documento: 2016
Editor: Centro Universitário La Salle
Resumo: A pesquisa trata-se de um estudo transversal analítico, focalizado no conhecimento dos adolescentes sobre os temas HIV/AIDS e drogadição bem como a prevalência do uso de substancias ilícita. Para melhor compreensão da temática drogadição e AIDS o referencial teórico está organizado nos seguintes tópicos: Drogas, HIV/AIDS, Adolescentes/Vulnerabilidade e Drogadição/AIDS em São Leopoldo. O campo empírico da investigação foi o município de São Leopoldo em 4 escolas localizadas nos bairros com os maiores índices de apreensões por drogas ilícitas realizadas pela Brigada Militar no período do 1º semestre de 2014. Os sujeitos são 810 alunos de ambos os sexos, matriculados no Ensino Médio público de São Leopoldo. A coleta de dados foi estruturada em quatro etapas: a primeira foi apresentação da pesquisa aos diretores responsáveis, a segunda foi a participação de acordo com os critérios, a terceira a aplicação do instrumento de avaliação e quarta retorno de resultados. O instrumento não continha identificação. O questionário ADILA (Avaliação de Álcool, Drogas Ilícitas e Lícitas em Adolescentes) inicialmente descreve os participantes da pesquisa, nas perguntas fechadas contemplam-se os seguintes domínios: Conceito, Legalidade, Alterações fisiológicas, Vulnerabilidade (social e individual), Percepção de risco sexual. O instrumento sobre HIV/AIDS contemplou os domínios Conceito, Transmissão, Prevenção, Vulnerabilidade e Tratamento, utilizou-se de blocos de afirmativas em escala de Likert. A análise dos dados foi armazenada em uma planilha desenvolvida pela própria pesquisadora através do software Microsoft Office Excel 2007, sendo posteriormente importada para o programa SPSS versão 20.0. A análise foi a predominância dos participantes do sexo feminino, com média de idade de 16,67 anos, no primeiro ano do ensino médio, residindo com o pai e a mãe e até dois irmãos. Os alunos contam com os pais no caso de necessidade, de acordo com a maioria dos entrevistados. O maior percentual de erro em relação ao conhecimento sobre HIV foi o domínio de “transmissão”, enquanto nas questões relacionadas à drogadição foi o domínio “individual” que apresentou maior dificuldade dos respondentes. Referem achar importante a discussão do assunto HIV/AIDS e drogas na escola, deram preferência a algum tipo de profissional especializado para conversar sobre o assunto. Apresenta-se uma proposta de desenvolvimento de Programas de saúde pública específica para esta população, com estratégias educativas, sendo realizada por profissionais habilitados, para fins de promover mudanças de comportamento, frente à percepção individual do adolescente.
The research it is an analytical cross-sectional study focused on the knowledge of adolescents about HIV issues / AIDS and drug addiction as well as the prevalence of illicit substances. To better understand the theme addiction and AIDS the theoretical framework is organized into the following topics: Drugs, HIV / AIDS, Adolescents / Vulnerability and Drug Addiction / AIDS in São Leopoldo. The empirical field of research was the city of São Leopoldo in 4 schools located in neighborhoods with the highest rates of seizures of illegal drugs held by the Military Brigade in the period 1st half of 2014. The subjects are 810 students of both sexes enrolled in the public high school of São Leopoldo. Data collection was divided into four stages: the first presentation of research to responsible officers, the second was the participation according to the criteria, the third application of the evaluation instrument and fourth return results. The instrument contained no identification. The questionnaire Adila (Alcohol Evaluation, Illicit Drugs and Lawful in Adolescents) initially describes the participants, the closed questions come to the following areas: Concept, Legality, physiological changes, vulnerability (social and individual), sexual risk perception. The instrument on HIV / AIDS included the domains concept, Transmission, Prevention, Vulnerability and treatment, we used affirmative blocks in Likert scale. Analysis of the data was stored in a spreadsheet developed by the researcher through Microsoft Office Excel 2007 software, subsequently imported into SPSS version 20.0. The analysis was the predominance of female participants, with a mean age of 16.67 years, the first year of high school, living with his father and mother and to two brothers. The students have parents in case of need, according to most respondents. The highest percentage of error in relation to knowledge about HIV was the domain of "transmission" while the issues related to drug addiction was the "individual" domain with the highest difficulty of respondents. Refer find important to discuss the issue HIV / AIDS and drugs at school, they gave preference to some kind of expert to talk about it. It presents a proposal for a specific public health programs of development for this population with educational strategies being carried out by qualified professionals for the purpose of promoting behavior change, against the individual perception of adolescents.
Orientador(es): Lazzarotto, Alexandre Ramos
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGSDH)

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