Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/550
Autor(es): Sundstron, Marcelo Garcia
Título: Caracterização e avaliação das cinzas da combustão de carvão mineral geradas na região do Baixo Jacuí– RS
Palavras-chave: Cinzas;Carvão;Resíduo;Reutilização;Sustentabilidade;Meio ambiente
Data do documento: 2012
Editor: Unilasalle
Citação: SUNDSTRON, Marcelo Garcia. Caracterização e avaliação das cinzas da combustão de carvão mineral geradas na região do baixo Jacuí-RS. 2012. 120 f. Dissertação (Mestrado em Avaliação de Impactos Ambientais em Mineração) - Centro Universitário La Salle, Canoas, 2012 Disponível em: http://hdl.handle.net/11690/550. Acesso em: 25 mar. 2014.
Resumo: Grande volume excedente de cinzas da queima do carvão mineral não é aproveitado no Rio Grande do Sul e Brasil, causando impactos ambientais e problemas legais para seus geradores por sua deposição sistemática. Busca-se auxiliar a potencializar o uso das cinzas, principalmente as pesadas, através de informações e dados específicos das usinas geradoras da região carbonífera gaúcha, seguindo a tendência de várias pesquisas em nível nacional e mundial que vêm caracterizando as cinzas e elencando suas potencialidades para aproveitamento industrial, buscando ampliar a sustentabilidade do setor. O carvão gerador e as cinzas volantes e pesadas dos maiores consumidores regionais foram amostrados e caracterizados para o estudo localizado, além de realizada uma ampla pesquisa bibliográfica e entrevistas de campo nas empresas usuárias, elencando as alternativas tecnológicas de aplicações históricas e atuais para o material. Associando fatores decomposição do carvão, condições de combustão, sistema de controle de emissões das empresas,métodos de disposição utilizados, aliados à caracterização química, física e mineralógica dos materiais e ao estudo das tecnologias atuais viáveis mais praticadas,avaliaram-se as distinções entre as cinzas amostradas, buscando dentro de suas propriedades suas melhores aplicações de aproveitamento econômico-ambiental eficaz como insumo para a indústria da construção civil, principalmente, indústrias cimenteiras. As avaliações dos resultados mostram claramente o potencial da cinza pesada após processo simples de caracterização e processamento, onde se reduzem as diferenças entre sua qualidade e seus contaminantes, atingindo características similares às das cinzas leves, amplamente consumidas.
Orientador(es): Sabedot, Sydney
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGAIA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
mgsundstron.pdf5,64 MBpdfVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.