Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/570
Autor(es): Sousa, Nereu Carvalho de
Título: Avaliação do desempenho de um composto orgânico à base de Salvinia sp. na produção de mudas de Trema micrantha (L.) Blume
Palavras-chave: Trema micrantha (L) blume;Grandiúva;Composto orgânico;Produção de mudas nativas;Adubação orgânica
Data do documento: 2016
Editor: Centro Universitário La Salle
Citação: SOUSA, Nereu Carvalho de. Avaliação do desempenho de um composto orgânico à base de Salvinia sp. na produção de mudas de Trema micrantha (L.) Blume. 2016. 71 f. Dissertação (Mestrado em Avaliação de Impactos Ambientais) - Centro Universitário La Salle, Canoas, 2016 Disponível em: http://hdl.handle.net/11690/570. Acesso em: 19 jul. 2016.
Resumo: A compostagem de resίduos orgânicos resultantes da manutenção do Jardim Botânico (JB) pertencente à Fundação Zoobotânica do Rio Grande do Sul (FZB - RS), é uma prática sistemática desde a sua fundação em 1975. A partir do ano de 2003, quando foi feita a revitalização de um lago com área aproximada de 7800 m2, a proliferação desenfreada da macrófita aquática Salvinia sp, permitiu a produção de um composto orgânico a partir da mistura de triturados de restos de poda, esterco equino e Salvinia sp., com o objetivo de garantir sustentabilidade na produção de mudas, na jardinagem, na manutenção das coleções envazadas e arbóreas ex situ do JB. Com o objetivo de avaliar o desempenho de diferentes dosagens do composto orgânico em um Argissolo de baixa fertilidade, foi desenvolvido um trabalho de pesquisa, conduzido no Viveiro de Mudas do JB, para avaliar a eficiência desse composto na produção de mudas da espécie arbórea Trema micrantha (L) Blume, em um período de seis meses, determinando, assim, a dosagem mais adequada para a produção de mudas dessa espécie. Para isso, os seguintes parâmetros foram analisados: desenvolvimento vegetativo pelo crescimento da muda do colo a gema apical e diâmetro do tronco e conteúdo médio da massa seca, além de análises físico-químicas do substrato de cultivo de cada tratamento. O delineamento experimental foi inteiramente casualizado, composto por cinco tratamentos (T), com 30 unidades amostrais cada e nas seguintes formulações: a) T1 com 100% de argissolo; b) T2 com 75% de argissolo e 25% de composto orgânico; c) T3 com 50% de argissolo e 50% de composto orgânico; d) T4 com 25% de argissolo e 75% de composto orgânico; e) T5 com 100% de composto orgânico. Os resultados foram submetidos à análise estatística e os dados obtidos permitiram concluir que T3 foi o tratamento que alcançou padrões agronômicos de fertilidade adequados para todos os parâmetros analisados, portanto a dosagem ideal de composto orgânico no substrato de cultivo é de 50%.
Orientador(es): Bordignon, Sérgio Augusto de Loretto
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGAIA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ncsousa.pdf1,28 MBpdfVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.