Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/738
Autor(es): Santos, Marcelo Pacheco dos
Título: Associação da contaminação atmosférica do setor coureiro calçadista com o adenocarcinoma sinonasal: uma investigação utilizando a quimiobiologia de sistemas.
Palavras-chave: Adenocarcinoma sinonasal;setor coureirocalçadista;biologia de sistemas
Data do documento: 2017
Editor: Universidade La Salle
Citação: SANTOS, Marcelo Pacheco dos. Associação da contaminação atmosférica do setor coureiro calçadista com o adenocarcinoma sinonasal: uma investigação utilizando a quimio-biologia de sistemas. 2017. 71 f. Dissertação (Mestrado em Avaliação de Impactos Ambientais) - Centro Universitário La Salle, Canoas, 2017 Disponível em: http://hdl.handle.net/11690/738. Acesso em: 10 jul. 2017.
Resumo: O adenocarcinoma sinonasal é uma das neoplasias que coloca o Brasil entre um dos países que apresenta maior frequência de câncer de cabeça e de pescoço da América Latina. Esse câncer possui como característica rápida progressão e facilidade em gerar metástases e, embora seja reconhecido como um câncer ocupacional e tenha sua etiologia bem definida, pouco se sabe sobre a base molecular deste tipo de câncer. O adenocarcinoma sinonasal é correlacionado com a exposição ao pó de madeira, pó de couro, aos metais como cromo e níquel e ao formaldeído. Algumas destas substâncias são encontrados no setor coureirocalçadista, setor este muito significativo social e economicamente ao estado do Rio Grande do Sul. Assim, o objetivo deste estudo foi predizer algumas das vias moleculares associadas à gênese e/ou a progressão do adenocarcinoma sinonasal, em trabalhadores do setor coureiro calçadista, utilizando as ferramentas da Biologia de Sistemas. Para isso proteínas diferencialmente expressas no câncer sinonasal e os contaminantes atmosféricos do setor coureirocalçadista foram prospectados e unidos formando uma única rede de interação. Para obtenção de dados e formação das redes, diferentes ferramentas de mineração foram utilizadas como o STRING 10.0 e o STITCH 5.0, que fazem a ligação entre proteínaproteína e compostos químicosproteínas, respectivamente. O desenho das redes binárias foram realizados pelo programa Cytoscape versão 3.4.0. A análise de agrupamento de ontologia gênica foi realizada nas redes de interação pelo programa Molecular Complex Detection (MCODE), o Biological Network Gene Ontology (BiNGO) foi utilizado para a avaliação dos grupos de proteínas e o CentiScaPe para as análises de centralidade. Uma rede contendo 2424 nós e 27600 conectores foi prospectada. Destes nós, 33 são poluentes atmosféricos e 27 são proteínas presentes no Homo sapiens. A análise de clusterização indicou 79 módulos. A análise de ontologia gênica indicou uma associação entre as proteínas do cluster 2 e o processo de adesão celular e as proteínas do cluster 5 e o mecanismo de apoptose. A partir das nossas análises foi possível propor um modelo molecular da ação dos poluentes atmosféricos deste setor na inibição da adesão celular e da apoptose e na consequente formação do câncer sinonasal. Nesse modelo, o transporte de cálcio no espaço intracelular é o mecanismo chave que desencadeia a desregulação da sinalização celular e indiretamente, o bloqueio da apoptose e adesão celular.
Orientador(es): Silva, Fernanda Rabaioli da
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGAIA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
mpsantos.pdf2,15 MBUnknownVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.