Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/768
Autor(es): Prado, Francisco Renato Wisniewski do
Título: Avaliação de deposição e deriva do espectro de gotas de produtos químicos aplicados por aeronaves na agricultura
Palavras-chave: Aviação Agrícola;Aplicação Aérea;Deriva;Adjuvante Antideriva
Data do documento: 2017
Editor: Centro Universitário La Salle
Citação: PRADO, Francisco Renato Wisniewski do. Avaliação de deposição e deriva do espectro de gotas de produtos químicos aplicados por aeronaves na agricultura. 2017. 79 f. Dissertação (Mestrado em Avaliação de Impactos Ambientais) - Universidade La Salle, Canoas, 2017 Disponível em: http://hdl.handle.net/11690/768. Acesso em: 5 fev. 2018.
Resumo: Uma luta mundial é travada diariamente para reduzir os custos da produção agrícola e um dos alvos é a redução nas dosagens dos produtos químicos agrícolas, os quais são responsáveis por uma parcela importante nos custos da produção. Para o caso dos defensivos agrícolas, o ideal é aplica-los no momento mais conveniente para combater uma praga ou ervas daninhas que atacam a cultura ou competem com esta no consumo de nutrientes do solo ou pela luz do sol. A cada ano novas substâncias são experimentadas sempre na tentativa de produzir químicos menos nocivos ao ambiente e ao homem. Porém os custos de pesquisa para criar um novo produto e fazer os experimentos que comprovem a eficácia envolvem altas somas de recursos financeiros. Para sistemas de aspersão, surgem novos equipamentos agrícolas, bombas para gerar pressão, barras, bicos atomizadores e entre eles a ideia de usar adjuvantes para melhorar o desempenho dos produtos existentes. Um destes produtos é o adjuvante Antideriva, que se propõe concentrar mais as gotículas, melhorando a cobertura homogênea, evitando a formação de pequenas gotículas e com isto reduzindo a deriva. O objetivo deste experimento é realizar testes de campo comparando a aplicação de água pura e outra com água emulsionada com o adjuvante. Esse produto se propõe a melhorar o espectro de gotas produzido pelos equipamentos de pulverização em aeronaves. Para medir a concentração e derivas dos perfis de pulverização foi instalada ao solo linha perpendicular ao voo de pulverização com 102 coletores hidrossensíveis em dupla face para simular o tratamento superior e inferior das folhas de uma cultura agrícola. O total de 204 amostras foram analisadas em um software específico para fornecer dados de tamanho de gota e densidade de cobertura e assim avaliar o efeito do adjuvante testado. Foi estudado o anti-deriva com o princípio ativo Nomilfenol Etoxilado. O resultado final mostrou que o Nomilfenol Etoxilado produz um aumento na faixa de deposição e o número de gotas de deriva reduzido, o que gera uma economia considerável. A densidade do número de gotas teve uma redução proporcional a redução das gotículas menores, que são mais suscetíveis a evaporação e deriva.
Orientador(es): Müller Kautzmann, Rubens
Coorientador(es): Hofmann, Gabriel Selbach
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGAIA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
frwprado.pdf4,29 MBUnknownVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.