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Authors: Graff, Anselmo Ernesto
Title: As metas educativas 2021 e o fortalecimento da profissão docente: mapeamento de Dissertações e Teses
Keywords: Educação;Formação docente;Formação continuada;Estado da arte
Issue Date: 2018
Publisher: Universidade La Salle
Abstract: A pesquisa, de cunho teórico, do tipo Estado da Arte, está inserida na linha de investigação Gestão, Educação e Políticas Públicas, do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade La Salle. O foco do estudo é a formação docente e as suas relações com a educação de qualidade, tendo como referência os pressupostos acerca dessas duas dimensões, constantes no documento denominado A educação que queremos para a geração dos bicentenários: as metas educativas 2021. O corpus investigativo são 43 dissertações e 7 teses, produzidas em Programas de Pós-graduação situados no Brasil, no espaço temporal entre os anos 2013-2016. Os dados, analisados por meio da Técnica de Análise de Conteúdo, foram categorizados, a priori, em dois eixos temáticos, tendo como base o referido documento: a) formação docente inicial; e b) formação continuada e desenvolvimento da carreira. Cada um destes eixos foi categorizado em sub-eixos. O primeiro eixo foi categorizado em tecnologias da informação e da comunicação; Relação teoria e prática no processo de formação; perfil dos estudantes de licenciatura e concepções sobre o ser professor; projeto político-Pedagógico dos cursos de licenciatura e questões curriculares; corporeidade e formação; Formação ética do pedagogo e Egressos. O segundo eixo foi categorizado nos seguintes sub-eixos: programas, projetos e experiências de formação continuada; políticas de formação continuada; formação continuada e inclusão; demandas formativas dos professores iniciantes; concepções sobre a avaliação; formação continuada e TICs; formação continuada e legislação; formação e práticas pedagógicas; saberes docentes; expectativas sobre a docência, e papel do coordenador/supervisor. Os achados do estudo possibilitam confirmar a tese postulada de que a discussão sobre a formação docente (inicial e continuada) é recorrente nas dissertações e teses produzidas nos Programas de Pós-graduação situados no Brasil, no espaço temporal entre os anos de 2013 a 2016. Entretanto, observa-se que tais trabalhos não fazem menção ou abordam somente de forma tangencial as relações entre a formação docente e a educação de qualidade. Igualmente, não fazem referência às Metas Educativas 2021, o que indica que tal documento ainda necessita ser mais difundido no meio acadêmico- científico. Dentre os aspectos que viabilizam tal confirmação estão: a) o estudo da formação docente inicial e continuada, associada à Educação de qualidade, ainda é bastante incipiente e carece de pesquisas e aprofundamentos nos PPGs da Área de Educação do Brasil; b) o Documento Metas Educativas 2021 foi abordado em apenas um dos trabalhos, o que pode significar que as políticas públicas educacionais que são baseadas em marcos regulatórios internacionais, podem não ter o impacto que necessitariam ter tanto na academia quanto na escola. Outro resultado considerado importante é que existe um clamor por diminuir a distância entre a academia e a realidade da escola. A relação da teoria e da prática continua sendo objeto de frequente reflexão e questionamentos. E, sobretudo, ficou claro que a discussão sobre qualidade na educação demanda cautela, tanto em termos conceituais quanto em termos práticos, em função da perspectiva polissêmica e dinâmica pela qual ela deve ser concebida e percebida. Almejamos que esta pesquisa: a) constitua-se numa referência para outros pesquisadores no que se 4 refere ao Estado da Arte sobre a formação docente (inicial e continuada) e suas relações com a qualidade educacional; b) contribua para o avanço dos estudos que possuem como centralidade discursiva e analítica a formação de professores e suas decorrências na melhoria da qualidade de ensino, tendo como referência as Metas Educativas 2021; c) evidencie as lacunas e avanços identificados por meio da produção analisada, sinalizando para novas possibilidades discursivas em termos de aprofundamento do tema em pauta.
This thesis, from a theoretical nature, and of the category of the State of the Art, is part of the research line Management, Education and Public Policies, of the Graduate Program in Education of La Salle University. The focus of the study is the teacher formation and its relationship with Education of quality, having as reference the assumptions concerning two dimensions included in the document called The education we want for the generation of bicentennials: Educational Goals 2021. The investigative corpus are 43 theses and 7 dissertations, produced in Graduate Programs located in Brazil, between the years 2013-2016. The data, analyzed through the Content Analysis Technique, were categorized a priori, in two thematic lines, based on the cited document: a) initial teacher training; and b) continuing education and career development. Each of these lines was categorized into sub-lines. The first line was categorized in information and communication technologies; Relationship between theory and practice in the training process; Profile of undergraduate students and conceptions about being a teacher; Political-pedagogical project of undergraduate courses and curricular questions; Corporeity and training; Ethical training of the pedagogue and graduates. The second line was categorized in the following sub-lines: Programs, projects and experiences of continuing education; Continuing education policies; Continuing education and inclusion; Training demands of beginning teachers; Conceptions about evaluation; Continuing education and Information and Communication Technologies; Continuing education and legislation; Training and pedagogical practices; Teacher knowledge; Expectations about teaching, and the role of the coordinator / supervisor. The findings of the study make possible to confirm the postulated thesis that the discussion about teacher formation (initial and continuing) is recurrent in the dissertations and theses produced in the Graduate Programs located in Brazil, in the period between the years of 2013 to 2016. However, it is observed that such studies do not mention or approach only tangentially the relations between teacher formation and Education of quality. Likewise, they do not refer to Educational Goals 2021, which indicates that this document still needs to be more widespread in the academic-scientific environment. Among the aspects that make possible such confirmation are: a) the study of initial and continuing teacher training, associated with quality Education, is still very incipient and needs to be investigated and deepened in the PPGs of the Education Area of Brazil; b) The Document Goals Education 2021 was addressed in only one of the papers, which may mean that public educational policies that are based on international regulatory frameworks may not have the impact they would need both in the academia and in the school. Another result considered important is that there is a call for reducing the distance between the academy and the reality of the school. The relation of theory and practice continues to be the object of frequent reflection and questioning. And, above all, it was clear that the discussion about quality in Education demands caution, both in conceptual terms and in practical terms, due to the polysemic and dynamic perspective by which it must be conceived and perceived. We hope that this research: a) constitutes a reference for other researchers in the State of the Art on teacher formation (initial and continuing) and its relationship with educational quality; b) contribute to the advancement of studies that have the discursive and analytical centrality of teacher education and its 6 consequences in improving the quality of teaching, with reference to Educational Goals 2021; c) make clear the gaps and advances identified through the analyzed production, signaling to new discursive possibilities in terms of deepening the theme in question.
metadata.dc.contributor.advisor: Sarmento, Dirléia Fanfa
metadata.dc.contributor.advisorco: Casagrande, Cledes Antonio
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