Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/853
Autor(es): Castro, Luiz Enrique Santos de
Título: Tratamento de chorume do aterro sanitário Guajuviras utilizando técnicas de agregação - sedimentação
Palavras-chave: Meio ambiente;Impactos ambientais;Aterro sanitário;Chorume;Coagulação;Tratamento primário
Data do documento: 2011
Editor: Centro Universitário La Salle
Citação: CASTRO, Luiz Enrique Santos de. Tratamento de chorume do aterro sanitário Guajuviras utilizando técnicas de agregação - sedimentação. 2011. 54 f. Dissertação (Mestrado em Avaliação de Impactos Ambientais em Mineração) - Centro Universitário La Salle, Canoas, 2011. Dispinível em: http://hdl.handle.net/11690/853. Acesso em: 20 ago. 2020.
Resumo: A grande expansão urbana desordenada e, consequentemente, o aumento da industrialização nos últimos anos geram cada vez mais resíduos sólidos, tendo como principal destino os aterros sanitários. Com a extinção ainda que lenta dos “chamados lixões” os aterros sanitários estão aos poucos se adequando ás normas ambientais desde a licença prévia até o destino final do chorume e o fechamento do aterro. O chorume gerado pela degradação dos resíduos depositados em aterro sanitário e a percolação da água da chuva, podem contaminar os recursos hídricos. A composição do chorume é influenciada pelo tipo de resíduo depositado, que geralmente apresentam alta concentração de material orgânico, representados pela demanda química de oxigênio (DQO) e demanda bioquímica de oxigênio (DBO). O presente trabalho realizou estudos de coagulação no chorume proveniente do aterro sanitário Guajuviras, Canoas – RS, avaliando-se dois tipos de coagulantes, tendo como objetivo principal selecionar um coagulante que apresente eficiência no tratamento primário e apresente menos interferência no tratamento secundário. O processo de coagulação foi desenvolvido através de estudos em bancada utilizando Jar test, com os coagulantes ACQUAPOL WW e cloreto de polialumínio (PAC), em quatro níveis de pH com variações da concentração dos coagulantes, buscando avaliar as condições ótimas do sistema. Constatou-se que a eficiência dos coagulantes foram similares em remoção de cor, o aumento da concentração de coagulante favorece o processo e que no pH 7,0 apresenta a melhor condição de aplicação do processo.
Orientador(es): Cunha, Ana Cristina Borba
Coorientador(es): Taffarel, Silvio Roberto
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGAIA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
lescastro.pdf1,86 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.