Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/855
Autor(es): Spagiari, Matheus Souza
Título: Análise do comportamento de klebsiella oxytoca cip 79.32 em soluções contendo cromo hexavalente
Palavras-chave: Impactos ambientais;Íon cromo hexavalente;Klebsiella oxytoca CIP 79.32;Cromato— redutase.
Data do documento: 2014
Editor: Centro Universitário La Salle
Citação: SPAGIARI, Matheus Souza. Análise do comportamento de Klebsiella oxytoca CIP 79.32 em soluções contendo cromo hexavalente. 2014. 61 f. Dissertação (Mestrado em Avaliação de Impactos Ambientais) - Centro Universitário La Salle, Canoas, 2014 Disponível em: http://hdl.handle.net/11690/855. Acesso em: 8 ago. 2018.
Resumo: Com o aumento do desenvolvimento tecnológico e industrial, uma grande quantidade de contaminantes, tanto de caráter industrial, quanto agrícola vem aumentando no Brasil nas últimas décadas. Inúmeras técnicas visam diminuir as agressões, que esses provocam ao meio ambiente. Infelizmente, tais técnicas por si só não são suficientes para o controle da degradação sofrida pelos recursos naturais. A biorremediação pode ser considerada como um novo processo para o tratamento de áreas impactadas mediante o uso de microrganismos capazes de modificar ou decompor poluentes agressivos ao ambiente. O presente trabalho expõe um estudo do comportamento de Klebsiella oxytoca CIP 79.32 em soluções contendo cromo hexavalente. Este foi diluído em caldo BHI como fonte de carbono, juntamente com dicromato de potássio numa concentração de 300 mg L-1 , no qual o efluente foi utilizado para averiguação da curva de crescimento e quantificação da redução num intervalo de sete dias à 32oC. Para atividade da enzima cromato-redutase no meio extracelular foram utilizadas três concentrações de cromo: 75, 150 e 300 mg L-1 à 32oC por 48 horas. Foi possível observar um crescimento ótimo da linhagem bacteriana no efluente contaminado e, como consequência, houve uma redução na taxa do íon metálico presente nos inóculos, numa média de 93%. Entretanto, o microrganismo, não apresentou nenhuma atividade enzimática no meio extracelular. Com os resultados obtidos, a aplicação da linhagem de Klebsiella oxytoca CIP 79.32 em processos de biorremediação é aconselhável, visto a grande taxa de redução de cromo hexavalente.
Orientador(es): Bizani, Delmar
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGAIA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
msspagiari.pdf1,16 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.