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http://hdl.handle.net/11690/872
Authors: | Minella, Katherine Maria |
Title: | A percepção sobre a carreira em jovens da geração Y nas indústrias criativas: um estudo dos alunos e egressos do Tecnólogo em Design (2011-2013) do Unilasalle Canoas |
Keywords: | Memória;Geração Y;Carreira;Indústria criativa |
Issue Date: | 2014 |
Publisher: | Centro Universitário La Salle |
Abstract: | A Geração Y e a sua atuação e carreira no mercado de trabalho tem sido foco de
discussão no meio corporativo. A indústria criativa, considerando a diversidade de
áreas e o estímulo ao criar e ao novo, aparece como um ramo que apresenta as
características propícias para atuação e desenvolvimento desta geração. Desta
forma, essa dissertação tem por objetivo, analisar como os alunos e egressos do
Curso Tecnólogo em Design do Unilasalle, do período de 2011 a 2013, pertencentes
à Geração Y, percebem sua carreira nas indústrias criativas. Esta pesquisa é de
natureza qualitativa, de cunho exploratório, onde a coleta de dados foi através da
aplicação de questionários e entrevistas semiestruturadas. O resultado deste
trabalho traz que as características da Geração Y em que os sujeitos mais se
identificam são: a busca de reconhecimento profissional, a ansiedade por mudanças
e compartilhamento de práticas e conhecimento, a qualidade de vida em primeiro
lugar e a interação com as pessoas. As características que não tiveram destaque
foram a pressa em crescer profissionalmente, que aparece como pressa em
aprender, crescer no aprendizado e não em galgar cargos e a remuneração como
imprescindível na escolha ou troca de emprego, havendo casos de retrocesso
salarial na mudança de atividade levando em conta outros aspectos, e não o salarial.
A trajetória de carreira para estes jovens da indústria criativa aparece galgada nas
novas concepções, mostrando características próprias das carreiras emergentes
(caleidoscópia, sem fronteiras e inteligente). Também revela que as estratégias de
carreira oferecidas pelas empresas dos profissionais do estudo não são percebidas
como significativas para eles. Como sugestão de estudos futuros está ampliação da
amostragem de pesquisa, buscando profissionais de outras áreas da indústria
criativa, e não somente o design, a realização de novas estratificações e análises no
estudo quantitativo e a continuação e ampliação do estudo para validação das
características referentes a geração y. The Y Generation and its performance and career in the market are a focus of discussion in the corporative environment. The creative industry, considering the diversity of areas and the stimulus to creation and the new, appears as the sector that presents the opportunities suited for the work and development of this generation. So, this paper has the objective of studying how the students and the alumni of the Technician in Design Course of Unilasalle, in the period of 2011 to 2013, belonging to this generation, view their careers in the creative industries,. This research is of a qualitative nature, exploratory, where the collection of dada was done via questionnaires and semi-structured interviews. The results of this work show that the characteristics of Y Generation with which the subjects are more identified are: the search for professional recognition, the anxiety for changes and the sharing of practices and knowledge, life quality first and interaction with persons. The characteristics that were not important were the haste for professional growth that shows as haste to learn, grow in the apprenticeship and not in escalating positions and the remuneration as most important in the choice or change of jobs, existing cases of salary reduction when changing jobs, considering other aspects and not only salary. The career trajectory, for these youngsters in the creative industry, appears set in the new conceptions, showing characteristics of the new careers (kaleidoscopic, intelligent and without limits). It also shows that the strategies for the careers offered by the companies of the professionals in the study are not perceived, by them, as important. A suggestion for future studies is the enlargement of the sample of this research, with professionals of other areas of the creative industry, not only design, new stratifications and analyses in the quantitative study and the continuation and enlargement of the study for the validation of the characteristics of the Y Generation. |
metadata.dc.contributor.advisor: | Karawejczyk, Tamára |
Appears in Collections: | Dissertação (PPGMSBC) |
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