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Authors: Vargas, Charles da Rocha de
Title: A liderança no contexto da gestão cultural: um estudo sobre o grupo THOLL/RS
Keywords: Gestão cultural;Liderança;Grupo Tholl
Issue Date: 2015
Publisher: Centro Universitário La Salle
Abstract: A liderança nas empresas e nas organizações culturais está passando por um processo de mudança. A profissionalização torna-se uma exigência de sobrevivência. Liderar uma equipe nos dias de hoje, devido às diferenças entre as gerações, à alta concorrência, às dificuldades econômicas, entre outros aspectos, passou a exigir que as organizações culturais tenham a clareza de que, para a sua sobrevivência, se faz necessário alterar o seu modelo de liderança. A necessidade de uma liderança baseada no autoconhecimento do líder, na servidão e no entendimento de que é preciso saber compreender o modelo de pensamento dos liderados incide, necessariamente, na obtenção de melhores resultados. Inserido neste contexto está o Grupo Tholl, de Pelotas/RS. Constituído no ano de 1987 como uma trupe circense, tornou-se um dos patrimônios culturais do Rio Grande do Sul, levando a alegria, o sorriso, a arte e o circo a milhares de pessoas por todo o Brasil. O seu modelo de gestão é um caso a ser estudado. Afinal, o grupo se mantém ativo há quase trinta anos, fazendo sucesso em diversos cantos do Brasil. Assim, esta dissertação, de natureza qualitativa, tem por objetivo analisar o modelo de liderança no contexto da gestão cultural, tomando como estudo de caso o Grupo Tholl. A coleta de dados utilizou como principais fontes a pesquisa documental e a entrevista semiestruturada. Para compor a análise dos dados lançou-se mão da análise de conteúdo e da análise temática. Os resultados deste estudo revelam de forma específica: (a) que o processo de intervenção proporcionou que os líderes iniciassem um processo de autoconhecimento, aprendizagem e respeito a si próprios e da análise de seu modelo de liderança; (b) que a liderança e a dependência do grupo ainda estão muito centralizadas no seu fundador; (c) que havia a necessidade de esse trabalho ter uma continuidade, de maneira que os líderes possam continuar se desenvolvendo; (d) que era necessário o grupo encontrar o seu modelo de gestão, para melhoria no aspecto administrativo.
The leadership in businesses and cultural organizations is undergoing a process of change. The professional becomes a requirement for survival. Leading a team, these days, due to differences among generations, high competition, economic difficulties, among other things, have demanded that cultural organizations had the clarity that for their survival, it was necessary to change their leadership model. The need for a leadership based on the leader’s self-knowledge, in servitude, and the understanding that we need to know how to understand the thinking model of led groups, focuses necessarily on getting better results. Within this context is the Tholl Group of Pelotas / RS, formed in 1987 as a circus troupe, became one of the cultural heritage of Rio Grande do Sul State, bringing joy, smile, art and the circus to thousands of people throughout Brazil. Its management model is a case study. After all, the group remains active for almost thirty years, being successful in various parts of Brazil. Thus, this dissertation, qualitative in nature, aims to analyze the leadership model in the context of cultural management, taking as a case study the Tholl Group. Data collection used as main sources documentary research and semi-structured interviews. To compose the data analysis, content and thematic analysis were employed. The results of this study show specifically: (a) that the intervention process provided that leaders implemented a selfknowledge process, by learning about their selves and their leadership model; (b) that the leadership and the group are still very dependent on their founder; (c) the need for this work to have a continuity, so that leaders can continue to develop; (d) the need for the group to find its own management model, in order to improve the administrative aspect.
metadata.dc.contributor.advisor: Karawejczyk, Tamára Cecília
Appears in Collections:Dissertação (Memória Social e Bens Culturais)

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