Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/974
Autor(es): Marostega, Fabiane
Título: Geoquímica médica dos carvões e cinzas volantes oriundos de uma termelétrica no noroeste da Índia contendo nanopartículas
Palavras-chave: Impactos ambientais;Cinzas de carvão;Índia;Nano-mineralogia
Data do documento: 2015
Editor: Unilasalle
Citação: MAROSTEGA, Fabiane. Geoquímica médica dos carvões e cinzas volantes oriundos de uma termelétrica no noroeste da Índia contendo nanopartículas. 2015. 46 f. Dissertação (Mestrado em Avaliação de Impactos Ambientais) - Centro Universitário La Salle, Canoas, 2015. Disponível em: http://hdl.handle.net/11690/974. Acesso em: 20 ago. 2020.
Resumo: Recentemente as nano partículas derivadas das cinzas do carvão têm despertado muito interesse em todo o mundo, devido aos seus efeitos adversos a saúde humana e ao meio ambiente. Neste trabalho, foram estudados os minerais presentes nos carvões indianos usados industrialmente. O carvão e as amostras de cinzas volantes gerados no processo de combustão em Meghalaya (Índia) foram coletados para estudo e caracterização química e mineralógica. Uma aplicação integrada de técnicas avançadas, tais como: Difração de raios –X (XRD, X-ray Diffraction), Espectroscopia de Mössbauer (MS, Mössbauer Spectroscopy), Microscopia eletrônica de transmissão com alta resolução (HR-TEM, High Resolution-Transmission Electron microscopy) acoplada com Espectroscopia de Energia Dispersa (EDS, Energy Dispersive Spectroscopy), Área Selecionada Difração de Elétrons (SAED, Selected-Area Diffraction Pattern), além de um Microscópio Eletrônico de Varredura com Emissão de Campo (FE-SEM, Field Emission-Scanning Electron Microscopy) acoplado a um EDS. O estudo revelou que as cinzas volantes contêm principalmente minerais argilosos, fragmentos de vidro, espinélio, quartzo, e outros minerais em quantidades menores. Os compostos carbonos estavam presentes nas cinzas de carvão. As cinzas volantes do carvão indiano, também contém nano minerais e partículas ultrafinas. A queima do carvão nas usinas apresentam a maior fonte antropogênica de Hg emitido para a atmosfera e espera-se um aumento da sua produção para os próximos anos. Os nano-tubos de carbono de paredes múltiplas (MWCNTs) foram detectados nas cinzas volantes do carvão, que contém matéria carbonosa residual responsável pela captura de Hg encapsulado. Esta investigação detalha a inter-relação entre os minerais presentes nas amostras bem como os componentes das cinzas, pois, assim, os dados obtidos serão úteis para a realização de estudos sobre beneficiamento dos carvões.
Orientador(es): Oliveira, Marcos Leandro Silva
Coorientador(es): Martinello, Kátia da Boit
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGAIA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
fmarostega.pdf2,73 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.