Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/975
Autor(es): Menger, Tatiane Oliveira de Oliveira
Título: Avaliação da gestão de postos de combustíveis nas cidades de Porto Alegre e Canoas
Palavras-chave: Impactos ambientais;PRC;EPI;CONAMA 237/97
Data do documento: 2015
Editor: Unilasalle
Citação: MENGER, Tatiane Oliveira de Oliveira. Avaliação da gestão de postos de combustíveis nas cidades de Porto Alegre e Canoas. 2015. 88 f. Dissertação (Mestrado em Avaliação de Impactos Ambientais) - Centro Universitário La Salle, Canoas, 2015. Disponível em: http://hdl.handle.net/11690/975. Acesso em: 20 ago. 2020.
Resumo: Os acidentes em postos revendedores de combustíveis resultam em danos imediatos ao meio ambiente ao contaminar a água e o solo. O bom funcionamento de um posto de combustível deve seguir as leis nas três esferas federal, estadual e municipal. Os postos de combustíveis já existentes em grandes centros como a cidade de Porto Alegre e Canoas não seriam construídos se seguissem as normas em vigor no que diz respeito principalmente a sua localidade. A cidade de Porto Alegre possui um total aproximado de 1.409.350 (um milhão quatrocentos e nove mil e trezentos e cinquenta) habitantes enquanto que a cidade de Canoas o número é de 323.830 (trezentos e vinte e três mil e oitocentos e trinta) habitantes, o que justifica a existência de aproximadamente 207 e 65 Postos Revendedores de Combustível (PRC) nas respectivas cidades. Entre os possíveis impactos ambientais podem citar-se emissões de substancias químicas voláteis, propiciado pelo respiro dos tanques enterrados; derrame de produtos; incêndio/explosão, causada pela presença de alguma fonte de ignição próximos ao combustível e alto consumo de água causado pela lavagem de veículos e do próprio estabelecimento. Esses dados são abordados num questionário produzido nesta dissertação que foram aplicados em 11 e 10 PRC nas cidades de Porto Alegre e Canoas respectivamente. Entre as conclusões pode-se afirmar que todos os postos seguem as leis vigentes nas duas cidades; enquanto que foi observado que os EPI’s não eram usados de forma completa.
Orientador(es): Navarro Hidalgo, Gelsa Edith
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGAIA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
toomenger.pdf2,17 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.