Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11690/1409
Authors: Fagundes, Fabiula Campos Falcão
Title: A avaliação da aprendizagem e seus contributos para a efetivação do direito à educação: reflexões a partir das histórias em quadrinhos de Chico Bento
Keywords: Direito à educação;Direito à aprendizagem;Ensino Fundamental;História em Quadrinhos
Issue Date: 2019
Publisher: Universidade La Salle
Abstract: A pesquisa teórica, do tipo bibliográfico, insere-se na linha de investigação Gestão, Educação e Políticas Públicas, do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade La Salle. O problema de investigação parte de como a avaliação da aprendizagem é abordada nas Histórias em Quadrinhos de Chico Bento e como tais enfoques se aproximam ou se distanciam do que é proposto pelas Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental de 9 (nove) anos? O referencial teórico que alicerça o estudo se constitui de forma articulada com a análise dos conteúdos identificados nas HQs de Chico Bento, por meio do diálogo entre tais conteúdos e o proposto pelas Diretrizes Curriculares do Ensino Fundamental e os pressupostos de autores tais como Hoffmann, Esteban, Vasconcellos, Demo, Luckesi e Moretto. Enfatiza a relação entre o direito à educação e o direito a aprendizagem constante nos dispositivos legais analisados. Para tanto, é fundamental a garantia do acesso, da permanência e do êxito dos estudantes na aprendizagem durante seu percurso formativo. Nessa perspectiva, a avaliação da aprendizagem ganha tônica, sendo ela uma dimensão essencial no processo de ensino e aprendizagem. Ao eleger como objeto analítico os conteúdos sobre avaliação difundidos pelas Histórias em Quadrinhos, tem-se presente de que tais enredos são formadores de opinião e podem influenciar as concepções das crianças leitoras. Dessa forma corrobora ou refuta o que as mesmas entendem e vivenciam nos processos de avaliação no contexto escolar. O corpus investigativo está composto por onze tirinhas da Revista Chico Bento, disponibilizadas no Aplicativo Banca da Mônica, utilizado para os dispositivos móveis (celular). Os dados, analisados por meio da Técnica de Análise de Conteúdo, contribuem para a reflexão acerca das concepções, papéis e importância da avaliação da aprendizagem no campo educacional.
metadata.dc.contributor.advisor: Sarmento, Dirléia Fanfa
metadata.dc.contributor.advisorco: Weschenfelder, Gelson Vanderlei
Appears in Collections:Dissertação (PPGE)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
fcffagundes.pdf2.2 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.