Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/1510
Autor(es): Cademartori, Daniela Mesquita Leutchuk de
Campos, Luciana Oliveira de
Título: Democracia e participação social efetiva: confrontação agonística como instrumento de legitimação dos atos das agências reguladoras brasileiras
Palavras-chave: Agências reguladoras;Confrontação agonística;Democracia;Legitimidade
Data do documento: 2018
Editor: Revista Eletrônica Direito e Política
Citação: CADEMARTORI, D. M. L. de; CAMPOS, L. O. de. Democracia e participação social efetiva: confrontação agonística como instrumento de legitimação dos atos das agências reguladoras. Revista Direito & Política, Itajaí, SC, v. 13, n. 3, p. 1458-1487, 2018. Disponível: https://siaiap32.univali.br/seer/index.php/rdp/article/view/13725periódico. Acesso em: 15 maio 2021.
Resumo: No presente trabalho procura-se analisar a importância da confrontação agonística nos processos de participação social promovidos pelas Agências Reguladoras brasileiras, constituídas como entidades especializadas e autônomas - seguindo modelo neoliberal de regulação de serviços públicos e algumas atividades econômicas – que carregam consigo um problema de legitimidade e desconformidade com o princípio democrático, notadamente por serem imunes às interferências políticas. Trabalha-se tendo como mote o princípio democrático consagrado na Constituição e a necessidade de promoção de participação social efetiva na construção de decisões legitimas, adotando como aportes teóricos a sociologia de Pierre Bourdieu, especialmente no que tange as suas críticas a mundialização das ideias neoliberais, associado ao ideal de democracia radical apresentado por Chantal Mouffe como um modelo democrático “capaz de criar formas de poder mais compatíveis com valores democráticos”, colocando o conflito a ser trabalhado de forma agonística como elemento central.
Descrição: Artigo publicado na "Revista Eletrônica Direito e Política"
Aparece nas coleções:Artigo de Periódico (PPGD)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo 7_ Rev Eletr Diretio e Política.pdf520,24 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.