Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11690/1513
Authors: Cademartori, Daniela Mesquita Leutchuk de
Luz, Marlise da Rossa
Title: O caso Comunidad Garífuna Triunfo de La Cruz vs Honduras e o potencial emancipatório junto a Corte Interamericana de Direitos Humanos [Capítulo de livro]
Keywords: Ativismo;Direitos Humanos;Quilombolas;Transnacional
Issue Date: 2020
Publisher: Atena
Citation: CADEMARTORI, D. M. L. de; LUZ, M. R. da. O Caso Comunidad Garífuna Triunfo de la Cruz x Honduras e o potencial emancipatório junto à Corte Interamericana de Direitos Humanos. In: VASCONCELOS, A. W. S. de. (Org.). A (Não) Efetividade das Ciências Jurídicas no Brasil. Ponta Grossa: Atena, 2020. E-book. Disponível em: https://www.finersistemas.com/atenaeditora/index.php/admin/api/ebookPDF/2954.
Abstract: A partir da concepção de ativismo jurídico transnacional junto à Corte IDH como uma mobilização em prol dos direitos humanos, e de natureza emancipatória, o objetivo do trabalho é analisar a sentença publicada sobre o Caso da Comunidade Garífuna Triunfo de la Cruz, que envolve o movimento quilombola junto a Corte IDH, bem como, os direitos por ela reconhecidos. Com isso, propõe-se uma abordagem histórica do movimento quilombola, suas conquistas e desafios na efetivação de seus direitos e uma análise do potencial dessa mobilização junto Corte IDH como um espaço efetivo de promoção, proteção e reconhecimento de direitos fundamentais ao povo quilombola, adotando-se uma concepção descolonizada sobre os temas.
Description: Capítulo do livro "A (não) efetividade das ciências jurídicas no Brasil"
Appears in Collections:Capítulo de Livro (PPGD)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Cap. Livro _A (não) efetividade das ciências jurídicas no Brasil.pdf11.85 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.