Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11690/1590
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Würth, Cátia Rosane da Rocha | - |
dc.date.accessioned | 2021-05-04T14:21:01Z | - |
dc.date.available | 2021-05-04T14:21:01Z | - |
dc.date.issued | 2020 | - |
dc.identifier.citation | WÜRTH, C. R. R. Gestión de políticas inclusivas universitarias para migrantes y refugiados: um estúdio sobre el proyecto scholas. 2020. 127 f. Dissertação (mestrado em Educação) - Universidade La Salle, Canoas, 2020. Disponível em: http://hdl.handle.net/11690/1590. Acesso em: 03 maio 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11690/1590 | - |
dc.description.abstract | Esta pesquisa de dissertação tem como tema as políticas inclusivas de migrantes e refugiados na educação superior à luz do Projeto Scholas do Papa Francisco. Seu objetivo geral é analisar como se dá a gestão dos processos de inclusão de migrantes nas universidades do Projeto Scholas. O Problema abordado está assim posto: como se dá, no âmbito de Políticas de Gestão, a Inclusão de migrantes nas universidades do Projeto Scholas? Em sua metodologia considera-se uma pesquisa de abordagem qualitativa. Caracteriza-se por ser um Estudo de Caso Múltiplo ao considerar o estudo de universidades ao redor do mundo, que atendam ao quesito: participar do Projeto Scholas e ter uma ação inclusiva com migrantes. A coleta de dados comporta: revisão bibliográfica, a qual se deu (Yin, 2015) por meio de plataformas como Scielo, Capes, e outras, além de uma análise documental, de domínio público, sobre Migrantes e Refugiados do Projeto Scholas e, também através de questionário enviado às universidades envolvidas na pesquisa. A análise dos dados considera a Análise de Conteúdo (Bardin, 2011). O Campo Empírico são as universidades que participam do Projeto Scholas e que possuem algum tipo de trabalho com refugiados. A população de migrantes carece de atendimento voltado às suas principais necessidades. Além disso, as ações disponíveis ainda são recentes, não apresentando um atendimento global para as demandas dos grupos atendidos. A gestão se vê frente a uma demanda que necessita de um planejamento específico. Dessa forma, propomos quatro eixos de políticas inclusivas: Política universitária inclusiva; A cultura da acolhida; Inclusão digital para o mundo do trabalho; A inclusão na vida universitária, além dos programas extensionistas. As considerações finais sugerem a criação de políticas com eixos universais para a inclusão e o exercício da cidadania dos migrantes e refugiados. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade La Salle | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Políticas públicas | pt_BR |
dc.subject | Responsabilidade social | pt_BR |
dc.subject | Imigrantes | pt_BR |
dc.subject | Refugiados | pt_BR |
dc.title | Gestión de políticas inclusivas universitarias para migrantes y refugiados: um estúdio sobre el proyecto scholas | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.advisor | Fossatti, Paulo | pt_BR |
dc.degree.local | Canoas, RS | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
dc.publisher.country | BR | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PPGE) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
crrwurth.pdf | Open Access | 1,17 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.