Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/1596
Autor(es): Campos, Sandro Vissoto
Título: Memória da inadimplência no Jornal Diário de Canoas entre os anos de 2015 e 2019
Palavras-chave: Memória;Inadimplência;Jornal Diário de Canoas
Data do documento: 2020
Editor: Universidade La Salle
Citação: CAMPOS, S. V. Memória da inadimplência no Jornal Diário de Canoas entre os anos de 2015 e 2019. 2020. 54 f. Dissertação (mestrado em Memória Social e Bens Culturais) - Universidade La Salle, Canoas, 2020. Disponível em: http://hdl.handle.net/11690/1596. Acesso em: 03 maio 2021.
Resumo: Na atualidade as pessoas necessitam se adaptar ao conjunto de fatores inovadores que proporcione uma compreensão lógica dos acontecimentos, sem que ocorra erros das forças que impulsionam o local de convivência e os seus vínculos com as demais. A atribuição de parte dessas características advém por meio da educação financeira, ela pressupõe de como um desenvolvimento de informação de conhecimento possibilitará o desenvolvimento de competências nos indivíduos, para que eles possam determinar aprovações fundamentadas e seguras, aperfeiçoando a gestão e a administração de suas finanças pessoais. Portanto, esta investigação está inserida na linha de pesquisa memória e gestão cultural e teve como problema de pesquisa investigar quais foram as memórias referentes à inadimplência, no município de Canoas, entre 2015 e 2019, partindo de matérias veiculadas no Jornal Diário de Canoas. Como objetivo geral buscou-se construir a memória da inadimplência através das reportagens veiculadas no Jornal Diário de Canoas entre os anos de 2015 a 2019. A metodologia utilizada na pesquisa foi cunho documental, utilizando-se de dados do Banco Central de 2015 a 2019, de relatórios e das reportagens apresentadas pelo jornal. Classificando-se como uma pesquisa exploratório-explicativa, de abordagem quantitativa. Para a análise morfológica e de conteúdo, adotou-se a metodologia proposta por Marques de Melo (1972) e critérios utilizados por Bardin (2010), sobre análise de conteúdo. Ao final da pesquisa pode-se concluir que existe a necessidade de pequenos ajustes nos programas sociais, apontando os modelos para concessão de crédito, visando adaptar novas técnicas àquelas já existentes, atendendo cada vez melhor as necessidades das pessoas/famílias/inadimplentes que estejam em fase de desequilíbrio financeiro.
Orientador(es): Waismann, Moisés
Coorientador(es): Bem, Judite Sanson de
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGMSBC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
svcampos.pdfOpen Access1,28 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.