Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/1672
Autor(es): Silva, Marco Antonio Merenhque
Título: Memórias e expectativas na formação profissional: um estudo sobre gestão esportiva na região metropolitana de Porto Alegre
Palavras-chave: Memória Social;Identidade;Gestão Esportiva;Educação Física
Data do documento: 2020
Editor: Universidade La Salle
Citação: SILVA, Marco Antonio Merenhque. Memórias e expectativas na formação profissional: um estudo sobre gestão esportiva na região metropolitana de Porto Alegre. 2020. 169 f. Dissertação (mestrado em Memória Social e Bens Culturais) – Universidade La Salle, Canoas, 2020. Disponível em: http://hdl.handle.net/11690/1672. Acesso em: 27 maio. 2021
Resumo: Este trabalho tem como tema a formação em gestão esportiva pelos profissionais em Educação Física. O objetivo geral é construir uma formação continuada sobre gestão esportiva para profissionais da educação física baseado em relatos de discentes e egressos e profissionais com formação em Educação Física. Os dados foram coletados buscando a percepção de discentes, egressos da Universidade La Salle, membros da Associação dos profissionais em Educação Física do Rio Grande do Sul (APEF-RS) e entrevistas com profissionais da gestão esportiva da região metropolitana de Porto Alegre. Foi realizada análise descritiva dos dados referentes a percepção sobre a formação em gestão esportiva e interesse nesta formação. As trajetórias dos profissionais pesquisados foram analisadas através de questionário com 42 discentes, 15 Egressos, 55 Associados da APEF-RS e 5 entrevistas online semiestruturadas com profissionais que exercem a gestão esportiva em suas atividades diárias. Sendo desenvolvido no contexto da linha de pesquisa de memória e linguagens culturais do Programa de Pós-graduação em Memória Social e Bens Culturais, essa pesquisa se amparou em conceitos como memória social e identidade profissional para efetivar análises das narrativas obtidas. Os resultados apontaram que este profissional se mostra interessado em sua formação continuada e que existe certo consenso sobre competências técnicas e habilidades interpessoais para a atuação em gestão esportiva. Os dados analisados serviram para subsidiar elementos para a proposta de um curso nesta temática visando formação e preparação de uma maneira mais assertiva para o profissional da gestão esportiva. O MBA em Gestão Esportiva foi proposto com carga horária total de 360 horas/aula, tendo uma estrutura curricular dividida em cinco módulos e incorporando componentes curriculares a partir dos dados da pesquisa. Espera-se também que este trabalho contribua em estudos futuros acerca desta ocupação e demais tópicos relacionados
Descrição: A presente pesquisa está inserida na Linha de Pesquisa Memória e Linguagens Culturais do Programa de Pós-graduação em Memória Social e Bens Culturais. Tendo como tema a formação em gestão esportiva pelos profissionais em Educação Física, objetiva construir como produto técnico uma formação continuada sobre gestão esportiva para profissionais da área do esporte e profissionais de Educação Física.
Orientador(es): Mangan, Patrícia Kayser Vargas
Coorientador(es): Constante, Robson da Silva
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGMSBC)

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