Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/1936
Autor(es): Santos, Carine Araujo Salatti dos
Título: Aspectos importantes na motivação e qualidade de vida no ambiente de trabalho: um estudo sobre gerações
Palavras-chave: Gerações;Motivação;Qualidade de vida;Mercado de Trabalho
Data do documento: 2020
Editor: Universidade La Salle
Citação: SANTOS, Carine Araujo Salatti dos. Aspectos importantes na motivação e qualidade de vida no ambiente de trabalho: um estudo sobre gerações. 2020. 21 f. Trabalho de Conclusão (Graduação em Administração) - Universidade La Salle, Canoas, 2020. Disponível em: http://hdl.handle.net/11690/1936. Acesso em: 05 ago. 2021.
Resumo: Existem hoje quatro Gerações atuantes no mercado de trabalho, sendo elas: Baby boomers, Geração X, Geração Y, e Geração Z. Elas compõem o perfil dos trabalhadores a partir do seu ano de nascimento. O presente artigo teve como objetivo identificar quais são os aspectos importantes para as quatro Gerações que compõem a motivação e qualidade de vida das mesmas dentro do ambiente de trabalho. O artigo está embasado em uma pesquisa quantitativa de caráter exploratório-descritivo e, para o atingimento desse objetivo, elaborou-se um questionário estruturado com 32 perguntas fechadas de múltipla escolha e aplicado a 104 profissionais do regime CLT de diferentes níveis hierárquicos e atuantes de diferentes segmentos da indústria, comércio e serviços. A partir desta pesquisa identificou-se que a maior motivação entre as Gerações é a remuneração salarial, e que a Geração que mais se sente valorizada no seu ambiente de trabalho atual é a Geração X. Além disso, sugere-se que as quatro Gerações acreditam também que o ambiente de trabalho influencia na qualidade de vida.
Descrição: O mercado de trabalho contém diferentes perfis de trabalhadores. Segundo Oliveira (2011), o mercado de trabalho atual proporciona um encontro de Gerações: as diferentes forças de trabalho formadas e influenciadas pelos momentos políticos, sociais, econômicos e culturais de sua época, que foram capazes de formar estruturas mentais que diferenciam cada Geração.
Orientador(es): Faccio, Pedro
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Graduação (Administração)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
cassantos.pdfOpen Access254.54 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.