Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/1956
Autor(es): Pires, Thomaz Wotrich
Título: Estratégias de marketing de relacionamento no ambiente e-commerce em época de pandemia
Palavras-chave: Marketing Relacional;Estratégias de relacionamento com o cliente;Fidelização;E-commerce;Vendas on-line
Data do documento: 2020
Editor: Universidade La Salle
Citação: PIRES, Thomaz Wotrich. Estratégias de marketing de relacionamento no ambiente e-commerce em época de pandemia. 2020. 25 f. Trabalho de Conclusão (Graduação em Administração) - Universidade La Salle, Canoas, 2020. Disponível em: http://hdl.handle.net/11690/1956. Acesso em: 06 ago. 2021.
Resumo: O marketing de relacionamento tornou-se cada vez mais necessário no meio organizacional uma vez que o relacionamento se baseia na aproximação contínua em prol da satisfação e manutenção de clientes. Frente a realidade apresentada, o avanço das plataformas on-line corrobora para a utilização de tais estratégias tornando-se essenciais para criar vínculo e consequentemente fidelizar clientes que consomem nestes canais, uma vez que a pandemia da Covid-19 desencadeou a expansão do meio online. Diante do exposto, o estudo em questão elencou como objetivo geral conhecer as principais estratégias de marketing de relacionamento com o cliente utilizadas por empresas da região Metropolitana de Porto Alegre/RS que atuam na plataforma e-commerce e, visando atender o objetivo geral, delinearam-se os seguintes objetivos específicos: reconhecer o perfil das empresas pesquisadas; identificar as estratégias de comunicação utilizadas pelas mesmas no ambiente online; e reconhecer as ações mais eficientes de relacionamento utilizadas por elas neste ambiente de vendas. A metodologia empregada neste estudo foi a pesquisa quantitativa, exploratória e bibliográfica onde a pesquisa foi enviada on-line ao público-alvo pesquisado. Como principais resultados obtidos destaca-se o fato de que em meio a pandemia, as empresas pesquisadas aumentaram seus investimentos em novas tecnologias e o marketing de relacionamento está se mostrando eficaz, facilitando a comunicação com o cliente. Nesse sentido, as empresas estão utilizando as estratégias e ferramentas para garantir a fidelização destes, tendo em vista a constante mudança dos mercados, principalmente em momentos de crise como vivenciados no momento em decorrência da pandemia da Covid-19.
Descrição: No mundo globalizado e em constante mudança no qual as organizações estão inseridas, a internet promove a facilidade de comprar ou de se comunicar sem precisar sair de casa, uma vez que os clientes estão cada vez mais exigentes buscando produtos com maior qualidade e serviços que satisfaçam suas expectativas (SALIBY, 1997).
Orientador(es): Duarte, Cristiane
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Graduação (Administração)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
twpires.pdfOpen Access211,22 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.