Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/2074
Autor(es): Canal, Carina Bavaresco
Título: Avaliação do índice de resto-ingestão e sobras em uma unidade de alimentação e nutrição comercial da grande Porto Alegre/RS
Palavras-chave: Desperdício;Resto-ingestão;Unidade de Alimentação e Nutrição
Data do documento: 2013
Editor: Universidade La Salle
Citação: CANAL, C. B. Avaliação do índice de resto-ingestão e sobras em uma unidade de alimentação e nutrição comercial da grande Porto Alegre/RS. 2013. Trabalho de Conclusão (graduação em Nutrição) - Universidade La Salle, Canoas, 2013. Disponível em: http://hdl.handle.net/11690/2074. Acesso em: 02 set. 2021.
Resumo: A análise do índice de resto-ingestão visa avaliar as quantidades desperdiçadas por motivos como aceitação do cardápio e porcionamento inadequado por parte do comensal, em relação à quantidade de alimentos produzida. Quanto maior o valor deste índice, menor a satisfação do consumidor. Foram coletados dados nos dias úteis de terça a sexta-feira, no período de 22 de outubro à 01 de novembro de 2013, em uma Unidade de Alimentação e Nutrição (UAN) comercial que oferece cerca de 250 refeições diárias, no horário do almoço, com o intuito de conhecer o perfil de desperdício de seus clientes. Os resultados mostram que as porcentagens de sobras aproveitáveis variaram de 3,3% a 13,9%. Com relação ao índice de sobras não aproveitáveis, os valores encontrados variaram entre 3,7% a 5,2%, ficando acima do descrito na literatura. Já os percentuais de restos ficaram abaixo de 5%, exceto no dia 22 de outubro que o percentual foi de 5,7%. Com o desperdício de alimentos gerados na UAN poderiam alimentar cerca de 207 pessoas. Através dos resultados obtidos conclui-se que é necessário um processo de treinamento dos colaboradores e conscientização dos comensais, por meio de campanhas de combate ao desperdício, para que haja diminuição destes índices.
Orientador(es): Franco, Carmem Kielling
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Graduação (Nutrição)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
c b canal.pdf
  Until 2070-01-01
Closed Access431.64 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.