Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/2121
Autor(es): Macedo, Luana Rosa de
Título: Avaliação da rotulagem e da qualidade proteica (NPU) em Whey Protein e alimentos: qual papel da mídia e da publicidade e propaganda?
Palavras-chave: Whey Protein;Biodisponibilidade;Qualidade Proteica;NPU
Data do documento: 2014
Editor: Universidade La Salle
Citação: MACEDO, L. R. Avaliação da rotulagem e da qualidade proteica (NPU) em Whey Protein e alimentos: qual papel da mídia e da publicidade e propaganda?. 2014. 13 f. Trabalho de Conclusão (graduação em Nutrição) - Universidade La Salle, Canoas, 2014. Disponível em: http://hdl.handle.net/11690/2121. Acesso em: 03 set. 2021.
Resumo: Os pós para o preparo de bebidas hiperproteicas, particularmente a proteína do soro do leite (Whey Protein), são uns dos suplementos alimentares mais utilizados por praticantes de exercício físico, pois promovem o ganho de massa muscular, fornecem energia e estimulam o sistema imunológico, assim como são de fácil absorção no organismo e promovem resultados positivos se consumidos logo após a realização dos exercícios. Diante disto, esta pesquisa observacional do tipo transversal teve como objetivo avaliar se as rotulagens nutricionais destes produtos estão de acordo com as legislações vigentes e elucidar a biodisponibilidade do Whey Protein em relação aos alimentos ricos em proteína. Concluiu-se que muitos produtos disponíveis à venda estão regularizados nas normas referentes a rotulagem, porém outros ainda precisam se adequar. Quanto a qualidade proteica (NPU), sugere-se a realização de novas pesquisas a fim de disponibilizar dados atuais da biodisponibilidade em Whey Protein e em alimentos ricos em proteína, visto que a superioridade do Whey Protein frente às fontes alimentares não foi comprovada neste estudo e as propagandas nesse sentido tendem a ser enganosas.
Orientador(es): Peralta, Joelso dos Santos
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Graduação (Nutrição)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
l r machado.pdf
  Until 2070-01-01
Closed Access339,09 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.