Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/2130
Autor(es): Batista, Monique Pereira
Título: Rotulagem nutricional e o teor de cafeína em suplementos esportivos
Palavras-chave: Cafeína;Suplemento alimentar;Rótulos de suplementos
Data do documento: 2013
Editor: Universidade La Salle
Citação: BATISTA, M. P. Rotulagem nutricional e o teor de cafeína em suplementos esportivos. 2013. Trabalho de Conclusão (graduação em Nutrição) - Universidade La Salle, Canoas, 2013. Disponível em: http://hdl.handle.net/11690/2130. Acesso em: 09 set. 2021.
Resumo: O uso de suplementos nutricionais vem aumentando significativamente no Brasil e em outros países nos últimos anos. A utilização destes suplementos é feita, muitas vezes, sem a orientação e acompanhamento de um profissional qualificado, sendo indicado por amigos e/ou por auto prescrição. A cafeína é um exemplo de termogênico ou fat burner que vem sendo consumido por possuir propriedades que auxiliam no emagrecimento, entre outros benefícios, mas o uso abusivo traz prejuízos à saúde. Pesquisas demonstram que a dose tolerada de cafeína para um adulto é de 250 mg por dia. A rotulagem dos suplementos deve conter informações nutricionais e advertências. O objetivo do presente trabalho, portanto, é observar a rotulagem nutricional de diversos produtos contendo cafeína, destinados aos praticantes de atividades físicas e compará-los com as legislações vigentes e de segurança alimentar. Trata-se de um delineamento quantitativo, onde foram coletados os rótulos de diversos suplementos nutricionais (nacionais e importados) que contenham cafeína. Conclui- se que inexistência de uma resolução específica para suplementos esportivos do estilo termogênicos contendo cafeína e outros estimulantes traz grande risco de saúde aos consumidores. Por este motivo estudos adicionais e resoluções específicas para suplementos esportivos destinados aos praticantes de atividades físicas se fazem necessárias para manter e promover a saúde deste grupo populacional.
Orientador(es): Peralta, Joelso dos Santos
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Graduação (Nutrição)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
m p batista.pdf
  Until 2070-01-01
Closed Access111,02 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.