Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/2339
Autor(es): Ribeiro, Cristiele Magalhães
Título: A complexidade da felicidade na educação [capitulo de livro]
Palavras-chave: Educação;Emoções;Comunicação;Paradigma da complexidade
Data do documento: 2016
Editor: Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação
Citação: RIBEIRO, C. M. A complexidade da felicidade na educação. In: Atena Editora. (org.). Comunicação e educação: laces e desenlaces. v. 2. Ponta Grossa: Atena, 2018. p. 142-154. Disponível em: https://portalintercom.org.br/anais/nacional2016/resumos/R11-1638-1.pdf. Acesso em: 30 nov. 2021.
Resumo: Este ensaio tem como objeto de estudo a produção de sentido do discurso da reportagem Quando ensinar é uma guerra, publicada pela revista Veja, em 2009. Ao utilizarmos como método os sete princípios do paradigma da complexidade, de Edgar Morin, apontamos como considerações provisórias a presença da recursividade na ironia e na agressividade das palavras proferidas no ambiente educacional, o conflito circular e constante que sustenta as crenças dos públicos envolvidos e a representação da sociedade na escola e desta na sociedade. De acordo com o discurso da reportagem analisada, o processo de ensino torna-se mais eficiente se nas relações estabelecidas entre os atores envolvidos com o processo de ensino houver um clima emocional positivo, o que tornará o ambiente de ensino mais aprazível e envolvente.
Aparece nas coleções:Capítulo de Livro (Processos Gerenciais)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
cmribeiro.pdfOpen Access291,48 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.