Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/2344
Autor(es): Schreiber, Juliana Meregalli
Título: Práticas matemáticas no curso de gestão de cooperativas [capitulo de livro]
Palavras-chave: Cooperativas;Etnomatemática;Educação matemática
Data do documento: 2019
Editor: Atena Editora
Citação: SCHREIBER, J. M. Práticas matemáticas no Curso de Gestão de Cooperativas. In: Annaly Schewtschik. (Org.). Matemática: Ciência e Aplicações. 1 ed. Belo Horizonte: Atena Editora, 2019, v. 1, p. 364-371. Disponível em: http://www.sbem.com.br/enem2016/anais/pdf/7452_4363_ID.pdf. Acesso em: 30 nov. 2021 30 nov. 2021.
Resumo: Este trabalho é resultado de uma pesquisa que teve como objetivo analisar os jogos de linguagem matemáticos praticados no Curso Tecnologia em Gestão de Cooperativas. Seus aportes teóricos e metodológicos estão baseados no campo da Etnomatemática, em seus entrecruzamentos com as teorizações de Wittgenstein, apresentadas em sua obra “Investigações Filosóficas”. O material de pesquisa foi constituído por entrevistas realizadas com alunos, professores e coordenadores do Curso referido. A pesquisa apresentou quatro resultados, dos quais, neste texto, apresento o seguinte: os jogos de linguagem matemáticos praticados nos processos de gestão de uma cooperativa apresentam semelhança de família com aqueles praticados no Curso Tecnologia em Gestão de Cooperativas. Essa semelhança foi estabelecida via o formalismo e a exatidão.
Aparece nas coleções:Capítulo de Livro (Processos Gerenciais)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
jmschreiber.pdfOpen Access7,38 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.