Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/2586
Autor(es): Sarmento, Dirléia Fanfa
Menegat, Jardelino
Ramos, Roberto Carlos
Título: Avaliação da aprendizagem no contexto da pandemia: concepções e práticas docentes
Palavras-chave: Avaliação da aprendizagem;Ensino fundamental e médio;Ensino remoto
Data do documento: 2021
Editor: Estudos em Avaliação Educacional
Citação: RAMOS, R. C.; SARMENTO, D. F.; MENEGAT, J. Avaliação da aprendizagem no contexto da pandemia: concepções e práticas docentes. Estudos em Avaliação Educacional, São Paulo, v. 32, p. 2-24, 2021. Disponível em: http://publicacoes.fcc.org.br/index.php/eae/article/view/8170. Acesso em: 4 mar. 2022.
Resumo: O artigo focaliza as concepções e as práticas de professores sobre a avaliação da aprendizagem no contexto da pandemia de covid-19. Participaram do estudo de caso 77 professores que atuam nos ensinos fundamental e médio de um colégio da rede privada. As respostas ao questionário, disponibilizado on-line por meio da ferramenta Google Forms, foram categorizadas com base na Técnica de Análise de Conteúdo. Os principais resultados do estudo são: a flexibilidade para se adaptar às demandas do ensino remoto, a mudança nas concepções docentes e a busca por estratégias diferenciadas de avaliação, a dificuldade da observação e do acompanhamento individual de cada estudante, o atraso ou não devolução de trabalhos avaliativos propostos e a necessidade de formação continuada.
Aparece nas coleções:Artigo de Periódico (Pedagogia)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dfsarmento.pdfOpen Access451,36 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.